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#4 – Principais ferramentas para SEO e seus objetivos

  1. Começando uma Estratégia SEO
  2. Principais segredos do SEO
  3. Dicas avançadas para melhorar seu posicionamento
  4. Principais ferramentas para SEO

 

Para buscas de palavras-chave:

Este é o principal ponto de partida para quem deseja ter resultados efetivos em suas estratégias de SEO. Pode-se afirmar que esse trabalho será a base de suas estratégias. Abaixo vou detalhar duas ótimas ferramentas gratuitas, para te ajudar nessa missão: 

 

1.0 – Keyword Planner:

É o planejador de palavras-chave do Google. É oferecido dentro da ferramenta AdWords. Com ele, é possível descobrir o volume de busca de cada palavra-chave que você irá utilizar, além disso, ele também te mostra várias sugestões de palavras-chaves relacionadas às que você estiver pesquisando no momento. Ademais, você pode ver informações mais específicas sobre os termos que você visualizar no planejador, como o nível de concorrência, por exemplo.

 

2.0 – Übersuggest:

Caso você use muito o motor de busca do Google, já deve ter prestado atenção: Antes que você termine de digitar seus termos de busca, ele já mostra algumas sugestões, esperando prever o que sairá da sua digitação, tornando a busca mais rápida. Por exemplo, se você busca por “sapato roxo” e começa a digitar “sapato”, já aparecerão sugestões, se nenhuma for relacionada a sua busca, você terá que completar a pesquisa. A partir daí, se uma nova busca for feita, utilizando-se a palavra “sapato”, o “roxo” digitado por você, anteriormente, já estará nas sugestões. Já no Ubersuggest você digitará uma palavra-chave e, como resultado será exibida uma lista com sugestões de A a Z, de novas palavras-chave que possam estar relacionadas às da sua busca. É uma ferramenta muito boa para quando você procura novas ideias de palavras chave.

 

3.0 – Google PageSpeed:

A velocidade de carregamento de um site influencia no posicionamento do mesmo. Um site lento, além de estar perdendo ranqueamento, com certeza não está contribuindo para uma boa experiência do usuário. Mesmo porque, nessa era, onde tudo acontece muito rápido, esperar um site pesado carregar é a última coisa que as pessoas vão fazer. E é aí que entra o PageSpeed. Ele mostra pontos, em seu site, que devem ser melhorados, a fim de que sua página carregue o mais rápido possível. Também testa se seu site está adaptável para dispositivos móveis. 

 

4.0 – Para análises off-page:

Off-page só tem um sinônimo: Link Building – BackLinks atuam como um dos principais fatores de posicionamento de site. Isto é, quanto mais links apontam para uma página, mais autoridade ela tem. E é assim que os motores de busca medem essa importante característica para que um site tenha sucesso na web.

Para que você consiga entender ainda melhor pense o seguinte: Quanto mais pessoas recomendarem o produto A, mais chances ele terá de ser vendido. E, se essas pessoas tiverem alguma credibilidade, as coisas melhoram muito para esse produto. É exatamente isso que acontece com o seu site quando ele tem muitos links apontando para o mesmo, e quando estes links vêm de algum site que tenha alguma credibilidade.

Abaixo segue uma boa ferramenta para te ajudar em análises off-page:

 

4.1 – Majestic:

É uma ferramenta completa, com ela, ao submeter o link de seu site, é possível obter relatórios referentes aos backlinks e palavras-chave. Também são exibidos o número de backlinks e quais são. Além disso, a ferramenta criou duas métricas chamadas Citation Flow e Trust Flow, que permitem que você descubra mais sobre a qualidade desses backlinks.

Para monitoramento de posições segue abaixo uma ótima ferramenta:

 

4.2 – SEMrush:

Oferece muitas funcionalidades que ajudam nas análises de pesquisa de palavras-chave, faz uma análise mais global no seu site e não satisfeita, ainda faz tudo isso num site concorrente, desde que você submeta o seu link para isso. Além disso, a ferramenta é intuitiva e fácil de usar. A versão é paga, mas trata-se de um baita investimento para quem quer fazer um bom monitoramento e conseguir otimizar suas estratégias.

#4 – Principais ferramentas para SEO e seus objetivos