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Começando com o Google Ads

O que é o Google Ads

O funcionamento do Google Ads é um pouco parecido com o de um leilão. Um pouco porque só pagar mais não é suficiente para levar. Há mais um critério de extrema importância, que multiplicado ao valor do lance, resultará na determinação das posições dos anúncios nas páginas. Este outro critério se chama Índice de Qualidade, que nada mais é do que uma “nota” de 1 a 10, que o Google dá, referente a relevância para o usuário das palavras-chaves, do anúncio e da página de destino. Assim, quanto maior o Índice de Qualidade, menor necessitará ser o lance CPC (ou custo por clique). Também convém saber, que se o seu concorrente der um lance maior que o seu, mas se o seu índice de relevância for maior, será o seu anúncio que ganhará uma melhor posição, e não o dele.

Por onde começar

  1. Você já deve ter sua conta criada. 
  2. A partir daí você já pode começar a criar suas campanhas de maneira fácil e rápida. 
  3. Basta uma conta para que você já possa gerenciar inúmeras campanhas. 
  4. Nas campanhas, você pode trabalhar uma segmentação por local, idioma, dispositivo, por exemplo. 
  5. Também deve criar vários grupos de anúncios, que por sua vez comportarão as palavras-chaves selecionadas.
  6. Por fim, crie diversos anúncios em cada grupo, para entender qual veiculará melhor.

Formatos de campanhas e anúncios

Rede de display

Nesse tipo de rede, seus anúncios serão apresentados em sites vinculados ao Ads, como Estadão e G1. Você poderá escolher em que sites desses prefere que seu anúncio seja exibido. Também é permitido que você escolha a forma como vai pagar pelo espaço de publicidade: se pelo número de cliques no seu anúncio (CPC) ou quantidade de vezes em que o anúncio é exibido (CPM).

Para a rede de display, os anúncios serão apresentados em formato de banner, podendo assumir os mais variados tamanhos. Também poderão ter utilização de texto, vídeos e gráficos.

Esse formato de campanha é muito bom pela sua segmentação, pois seu anúncio será exibido só para os internautas interessados em seu produto ou serviço. Outro ponto positivo é a utilização do remarketing: você pode fazer com que seus anúncios sejam exibidos apenas para quem efetuou alguma ação (ou deixou de executar uma ação desejada) em sua página. O formato do anúncio também acaba se tornando mais uma vantagem, pois podem ser interativos, chamando a atenção de seus clientes, por exemplo, reagindo ao toque do mouse.

Rede de pesquisa

Nessa modalidade de rede, os anúncios serão apresentados na pesquisa do Google e em outros sites do gigante, como Google Grupos, Google Imagens, Google Maps e Google Shopping. Sites de pesquisa, que sejam parceiros do Google também serão espaço de publicidade para quem anunciar nessa rede como Terra, Uol, etc.

O seu anúncio será exibido de acordo com o cruzamento entre as palavras-chaves que constam no termo de pesquisa digitado pelo usuário e as keywords que estão sendo utilizadas.

Sobre o formato de anúncio na rede de pesquisa, será em texto: Com título de até 25 caracteres, e corpo com até 70.

A grande vantagem da rede de pesquisa é que o anúncio será exibido para o usuário conforme a pesquisa que ele fizer, ou seja, é mais assertivo.

Quando ele está buscando por algo na pesquisa do Google significa que ele já está interessado em algo relacionado ao seu produto ou serviço, assim você não terá necessidade de despertar o problema dele, como é feito em outras redes. 

Outra vantagem muito boa é a possibilidade de adicionar extensões aos seus anúncios. Com elas, torna-se possível que você exiba outras informações pertinentes do seu negócio aos usuários, como avaliações de sua empresa, mapa de como chegar, promoções, links, telefone, etc.

Rede de pesquisa com exibição em display

Aqui, o usuário fará uma busca na rede de pesquisa, mas vai ser possível que seu anúncio seja apresentado para ele tanto na rede de pesquisa, como na rede de display. Na rede de pesquisa, o anúncio aparecerá normalmente, no formato simples de texto. Já no caso da rede de display, ele pode entrar em páginas parceiras que exibem anúncios que chamem a atenção dele. 

A principal vantagem dessa modalidade é que seus anúncios não ficarão restritos a uma rede ou outra, eles podem aparecer tanto em uma quanto em outra.

Razões para utilizar o Google Ads

O Google Ads te permite:

  • Encontrar novas palavras-chaves;
  • Segmentar suas campanhas;
  • Elevar o ROI;
  • Obter resultados rápidos;
  • Medir o desempenho das campanhas;
  • Otimizar seus anúncios;
  • Controlar o orçamento;

 

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