O que é CPA e ROI? Bônus 3 Erros que Você Está Cometendo que Diminuem seu Retorno

Se você já vem pesquisando sobre investimento no Google Adwords e Redes Sociais, deve ter se deparado com as expressões CPA e ROI, mas afinal, o que são elas e qual a sua função?

 

CPA – Custo por Aquisição (ou Custo por Ação)

Essa análise apresenta para a empresa se o seu anúncio está ou não sendo lucrativo perto do preço do produto. O custo por aquisição é o valor do investimento dividido pelo número de vendas concretizadas.

CPA = investimento / aquisição

 

ROI – Return On  Investment (Retorno Sobre Investimento)

Já o ROI, sigla americana para retorno sobre investimento, mensura o rendimento obtido sobre uma determinada campanha. É a quantidade de dinheiro ganho diante do investido, pode-se considerar como custo-benefício.

ROI = (Retorno – Investimento) / Investimento

Bom, agora que você já sabe como mensurar melhor seus investimentos nas mídias digitais, vamos analisar três dicas que normalmente diminuem o retorno ou aumentam o custo.

 

Bônus: 3 Erros que Você Está Cometendo que Diminuem seu Retorno

1. Não realizar Teste A/B

Você pode até considerar uma página e um botão (CTA – Call to Action) mais bonito. Porém, quando se trata de investimento na internet, os números são mais importantes. A melhor maneira de saber qual tipo de anúncio é melhor é testando. Você pode, através dessa análise, descobrir qual campanha otimiza as taxas de ROI e CPA em razão da usabilidade e atração de novos usuários.

 

2. Não ter uma página de destino para os anúncios

Ao anunciar, você deve escolher uma página de destino (por exemplo, uma landing page). Um clique que direciona o seu visitante para a página inicial do seu website ou loja virtual possuí grande chance de não converter. E ainda diminuir seus índices da campanha.
O recomendado é você ter uma página de destino (usando testes A/B). Essa página deve levar o usuário para um conteúdo igual ao anunciado na campanha. Além de direcionado, você deve levar o seu usuário à uma ação (preencher um formulário ou efetuar uma compra). Não deve esperar ele acessar sua homepage ou Facebook pelo anúncio e agir por conta própria.

 

3. Falta de Supervisão e Acompanhamento

Além dos fatores já mencionados, talvez esse seja o principal causador de CPA’s altos e ROI’s baixíssimos. Estratégias digitais são compostas por acompanhamentos e monitoramentos constantes. Além de poder estar pagando mais por uma conversão ou investimento, você pode estar perdendo dinheiro em campanhas não monitoradas que não geram nada.
Um bom começo é passar mais tempo analisando suas métricas e testes A/B para ver qual o comportamento dos seus usuários. Acompanhar seu funil de vendas para corrigir etapas onde seus clientes deixam converter.

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