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SLA – Como Melhorar Seus Resultados com essa Métrica

Sabe quando você percebe que 90% dos seus leads que você mandou para sua equipe de vendas ainda não estão certos de efetuar uma compra, e, aí você começa a se perguntar onde errou? Se errou em alguma ação de marketing ou estratégia…. Então, na verdade não é bem uma falha técnica na parte de marketing. Provavelmente apenas uma falta de alinhamento entre marketing e vendas. Pode parecer estranho, entretanto, não só deveria ser uma prática comum, como também, obrigatória, se o seu objetivo é melhorar os seus resultados. Se te deu tontura por saber de uma informação que até hoje vai contra os seus “princípios” em marketing digital, trate de se acalmar logo e acompanhe comigo as próximas linhas. Você, mais do que ganhar uma nova ferramenta para suas estratégias, vai ter a possibilidade de aumentar as suas vendas.

 

O que é um SLA?

SLA é uma sigla que vem do inglês (Service Level Agreement) e, no bom e velho português significa “Acordo por nível de serviço”. Trata-se de um documento que é construído para nortear um empreendimento, com o objetivo de atingir melhores resultados. Para a construção do mesmo, é necessário que se discuta e aprove todo o seu conteúdo, que basicamente, consiste em papéis, processos, responsabilidades, métricas e as metas que envolvem tanto marketing, quanto vendas.

 

Como criar um SLA?

Abaixo, veja as principais dicas para a construção de um SLA bem-sucedido.

Integre as equipes

Sim, a ideia central do SLA é justamente essa: Alinhar marketing e vendas. Então, nada melhor do que uma reunião inicial entre as mesmas que tenha por objetivo a discussão das metas entre elas. Por isso essa reunião é muito importante e deve ser tratada com prioridade.

Defina a persona ideal para todo mundo

Provavelmente você já definiu uma persona, mas será que sua equipe de marketing e sua equipe de vendas conseguem visualizar a mesma coisa? Conflitos entre as equipes são muito comuns: Marketing reclama que o comercial não consegue vender para os leads que foram gerados; vendas, por sua vez, bate o pé porque o outro time não gerou leads qualificados. Quer acabar com essa briga? Faça com que as duas equipes entrem em acordo sobre quem é o cliente ideal do seu negócio.

Estabeleça metas

Metas que sejam reais, claro, e que seja possível atingi-las. Para conseguir isso, você deve olhar a maturidade de cada pessoa envolvida na equipe e, também, de cada processo. Um bom exemplo de meta é definir o número de leads gerados pelo lado do marketing e que devem ser entregues por semana juntamente com a quantidade de contatos que o comercial deve fazer neste mesmo período de tempo. Você também tem a possibilidade de enxergar quais entraves podem estar no caminho e tomar providências. Ah, também é importante que se tenha ajuda de uma agenda para prestação de contas, já que você está integrando equipes.

Defina de quem é a responsabilidade pelo lead

Inicialmente, o lead fica na mão do marketing. E, só depois de muita nutrição, muito trabalho, ele é qualificado e, aí sim, vai para o lado do comercial. Apesar da mudança de responsabilidade, neste momento, o marketing continua ajudando. É muito importante que estas regras estejam muito claras para que se alcance objetivos e metas.

Retrabalhe quando a venda não saiu

Algumas vezes é comum o comercial mandar um lead de volta para o marketing quando o mesmo ainda não está no seu momento ideal de compra ou mesmo, quando não tem o perfil. Nessa hora, o marketing deve estar em ação e retrabalhar em tudo o que já foi feito anteriormente. Além de acompanhar o seu comportamento. Dependendo do lead, logo voltará para o time de vendas.

Defina métricas de desempenho

Indicadores-chave: Eles são importantes para que você possa avaliar o progresso e também se estão sendo eficazes ou não. Realizar este acompanhamento é essencial na identificação de problemas relacionados a desempenho e possíveis oportunidades. É uma boa maneira de aprender a buscar os melhores processos para o seu SLA.

O SLA é o que faltava para integrar suas equipes e acalmar os pequenos conflitos entre elas que estejam te causando problemas ou te fazendo perder clientes por não terem um entendimento comum sobre pequenas coisas. Agora que você já sabe como criar o seu documento, coloque a mão na massa junto com suas equipes e veja os resultados de suas vendas melhorando.