CTA’s e o Poder em uma Conversão

Com certeza, em diversos momentos da sua vida, nos mais variados ambientes, você já se deparou com frases do tipo “Entre”, “Empurre”, “Aberto”, “Sorria, você está sendo filmado”, etc. Tudo isso serve para nos orientar sobre o que devemos fazer em dado momento. No mundo da internet não há grandes diferenças, e, essas “orientações” levam o nome de CTA ou “Call to action”, que em tradução livre para o português seria “chamada à ação”. Descubra mais, neste texto, o que são as CTA’s no marketing digital e como você poderá utilizá-las em prol do poder de conversão de suas estratégias.

 

O que são CTA’s?

A cta nada mais é do que uma chamada que orienta um visitante de uma página a realizar alguma ação. Isso faz dela uma ferramenta fundamental para quem precisa gerar leads ou promover alguma oferta. Simples né, mas não se engane, você não deve cuidar só do texto da chamada, mas também do layout de onde ela ficará. Cores, formatos dos botões têm grande relevância neste aspecto. Aqui, entra um estudo muito importante chamado “Psicologia das cores”. Ele apresenta o significado das mesmas e também como usá-las na intenção de que o usuário realize alguma ação que se espere.

 

Gostei, onde posso utilizar minhas CTA’s?

Anúncios

Se você costuma investir em links patrocinados e ainda não faz uso das CTA’s, saiba que pode estar perdendo dinheiro. Tudo o que precisa e que o texto seja curto e composto pelas palavras certas, ou seja, que tenham mais chances de causar algum impacto nos seus clientes, de modo que se deixem ser “levados” por elas. Por exemplo, “Compre agora”, é uma boa chamada para um botão que leve o usuário para uma página de compra. Mas certifique-se de que o link desta página esteja correto, pois caso contrário, será “na trave” e todo o trabalho feito neste anúncio não terá valido de nada.

E-mail marketing

É obrigatório que toda mensagem de um e-mail marketing traga cta’s que cative aos usuários. Se você se utiliza desta maravilhosa ferramenta ou já o fez e ainda não viu resultados: Use de novo, porque você usou errado! Errado porque provavelmente ainda não sabe do poder delas neste canal. Um bom exemplo para utilizar seria “Acesse o site e saiba mais”.

Home do site

Não, você não leu errado. A home do seu site pode sim ser uma ótima aliada para suas cta’s. Sabe por quê? Quando um usuário chega no seu site, muito provavelmente, ele já está com algum tipo de interesse no seu produto ou serviço, então a home é uma boa fonte para que você possa propor uma ação já logo de cara, não acha? Um exemplo didático de cta para este local é “Clique aqui e inscreva-se no curso”.

Outras páginas do site

E, por que não? Tem se tornado muito comum a utilização de cta’s em outras páginas do site, pode ser na intenção de levar o visitante para outra página do mesmo site, como uma chamada que peça para entrar em contato, através de um botão que leve para a página com informações de contato exibindo o texto “Entre em contato”; ou pode ser também uma cta para que o usuário cadastre seu e-mail a fim de se manter informado sobre novidades no site, clicando em um botão com o texto “Assine nosso newsletter”.

Postagens em blog

Achou que elas não mereciam cta’s, hein? Engano seu. Como as postagens devem ser trabalhadas de acordo com as etapas do funil, as cta’s devem seguir o mesmo raciocínio: seus textos devem ser otimizados de modo que obedeçam a cada objetivo das etapas. Como muitos sabem, posts de blogs costumam ser muito utilizados na primeira etapa do funil, e, de acordo com a nutrição de leads, o objetivo e levar o cliente até a última etapa, que é a compra. Enquanto seus clientes ainda não percorreram todo este caminho, um bom exemplo de cta seria “Se você curtiu este artigo, confira o próximo que preparamos para você”.

Redes sociais

Ah, as redes sociais! Elas são grandes aliadas quando o assunto é marketing digital, não é mesmo? Sabendo que é possível trabalhar com cta’s nelas também, como não amá-las ainda mais? Elas são ideais para utilização de chamadas que levem seus clientes ao último estágio do funil, que é a que interessa: A compra. Dentre as principais redes sociais, estão o Facebook, o Instagram, Google+, Linkedin e Twitter. Também existem algumas mais específicas, utilizadas quando se quer atingir determinados públicos como Youtube e Pinterest. Uma boa cta aqui é o famoso “Curta e compartilhe com seus amigos”.

 

Nossa, o que mais posso fazer com as cta’s?

Veja abaixo alguns dos principais objetivos possíveis de serem alcançados com elas:

  • Provocar interações nas redes sociais, como curtir, comentar e compartilhar;
  • Pedir que seus clientes respondam a pesquisas;
  • Encaminhar para uma landing page;
  • Gerar acessos para um blog ou site;
  • Oferecer conteúdo relevante e exclusivo aos seus clientes

E aí, já entendeu o poder de conversão das cta’s ? Apenas capriche nas suas chamadas, cuidando tanto das palavras certas, como do design em que elas ficarão e veja seu poder de conversão aumentar.





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