Como Favorecer o ROI Através de uma Gestão de Leads

Imagine uma pessoa chamada Marta que ainda não teve nenhum contato com o marketing digital. Marta tem uma loja de roupas femininas. Vamos supor que ela tem a ideia de criar um anúncio na TV, em determinado horário, com a finalidade de melhor atingir o seu público-alvo. A ideia é boa de querer divulgar o seu empreendimento ou alguma oferta, não é mesmo? Vai dar tudo certo, ok? Não necessariamente. É sempre muito bom querer que o seu negócio cresça e criar campanhas com estratégias voltadas para este fim, de fato.

Mas com esse tipo de divulgação, Marta não vai ter informações precisas sobre a efetividade de seu anúncio, não saberá, por exemplo do tamanho do alcance, se atingiu pessoas que realmente tenham interesse em seu produto, e, também, tenham alguma pretensão de compra. Dentre outras, estas informações são de extrema importância na hora de criar uma campanha que aumente suas vendas, e, consequentemente, melhore seu ROI. Agora, você me pergunta: Entendi, mas como resolvo isso então? Bem-vindo ao que chamamos de gestão de leads. Fique comigo e nas próximas linhas você entenderá melhor do assunto.

Com a ajuda da gestão de leads, suas campanhas ficarão bem mais efetivas, pois você vai conseguir enxergar mais oportunidades de negócios. Caso você não saiba, leads são pessoas que expressam algum interesse no seu produto ou serviço. Veja agora as dicas essenciais para uma boa gestão que te proporcionará um visível aumento do seu ROI.

 

Conheça suas leads

Nada mais lógico conhecer as suas leads, certo? O primeiro passo aqui começa na captura de seus e-mails. Para conseguir seus e-mails, a estratégia é simples, mas como tudo na vida, requer um pouco de atenção. Para isso, você precisará de uma landing page desenvolvida de modo que chame a atenção do seu público-alvo. Essa página precisa de, pelo menos, um campo para digitação do e-mail. Em seguida, crie um conteúdo que seja relevante a ponto de despertar o interesse nas suas leads. Este conteúdo pode ser algum livro digital, papéis de paredes, infográficos, etc. Oferte-o em sua landing page, em troca do e-mail de quem acessá-la. Você pode pedir outras informações nesta página, desde que sejam muito relevante nas estratégias da sua empresa, pois ninguém gosta de ficar preenchendo formulários gigantescos. Feito isso, você está começando a formar sua base de leads.

 

Cuide da nutrição de suas leads

Você criou sua página de captura de informações de suas leads e acha que acabou por aí? Não mesmo! Isso foi só o primeiro passo. Agora, é hora de cuidar para que elas avancem no funil de vendas e se tornem clientes. Aqui, você criará mais conteúdo relevante, com o objetivo de que o interesse delas aumente e, consequentemente, cheguem a comprar o seu produto ou serviço. Mas capriche no conteúdo! Se não for para criar algo de sensacional para cima, nem tente. Tem que ser algo, relevante, de fato.

 

Dê “notas” para as suas leads

Sim, notas. Foi isso que você leu. Dê notas sobre o nível de propensão às compras das suas leads. Para isso, basta que você repare em suas ações. Por exemplo, alguém que se inscreveu na sua lading page, está mais declinado a comprar do que quem apenas visitou o seu blog e se inscreveu para receber novidades. Defina quais estão mais próximas de realizar uma compra de seu produto ou serviço. Para essas, dê notas mais altas.

 

Colha

Se você chegou até aqui, significa que já fez um bom trabalho. Capturou informações sobre suas leads, cuidou da nutrição, criou até um sistema de pontuação para dar notas a elas, olha que interessante. Chegou o momento de qualificar estas leads e partir para a fase que interessa. A venda. Aqui, você vai trabalhar apenas com as leads qualificadas, ou seja, as que estão com um interesse maior em comprar o seu produto ou serviço. Passe essa base para o time de vendas e eles saberão perfeitamente o que fazer.

 

Mensure

Você pode se utilizar de KPI’s, que são indicadores-chave de desempenho. São métricas que identificam se os objetivos propostos nas ações de marketing foram alcançados ou não. Assim, você toma nota do que deu certo ou não, dando ênfase ao que teve sucesso e otimizando os pontos que não tiveram tanto êxito assim.

Agora que você já entende alguma coisa sobre a gestão de leads, já tem noção do quanto ela é importante na melhora do ROI, pois com ela é possível identificar oportunidades de negócios que antes pareciam inexistentes. Dar atenção a uma boa gestão de leads é como tirar uma venda dos olhos e enxergar além. Sucesso!

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