Os principais gatilhos mentais e como funcionam

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Sabe como eles funcionam e porquê costumam trazer grandes resultados nas estratégias e campanhas de marketing?

Você sabia que os gatilhos são utilizados até mesmo pelas grandes empresas e que você também já foi vítima deles? Então conheça neste artigo 10 gatilhos mentais e comprove que você já caiu em pelo menos metade deles!

1. Razão

O gatilho mental da razão é um dos mais utilizados em estratégias de marketing, devido ao seu potencial de convencimento.

A estratégia deste tipo de gatilho mental é simples mostrar para um potencial cliente a razão, ou seja, o motivo pelo qual ele necessita de determinado produto ou serviço, apresentando um problema e logo após uma solução e os seus benefícios.

Esse tipo de gatilho, aposta na necessidade das pessoas em encontrar razões e benefícios para justificar as suas ações.

2. Autoridade

Outro gatilho muito utilizado e altamente efetivo em estratégias de marketing e propagandas de publicidade é o gatilho mental de autoridade.

Em geral, as pessoas estão mais dispostas a ouvir e também acreditar na opinião de pessoas reconhecidas ou que ocupam uma posição superior em determinado assunto.

Um bom exemplo, para este tipo de gatilho está nas propagandas de material esportivo, em geral protagonizadas por atletas famosos, ou seja, pessoas que são um verdadeiro referencial no assunto.

Quer um outro exemplo? Você prefere assistir um curso sobre empreendedorismo apresentado por um empresário de sucesso ou por uma pessoa ainda não reconhecida pelo mercado?

Certamente, você daria maior credibilidade ao curso ministrado pelo empresário de sucesso, pois o histórico deste profissional, faz dele uma autoridade!

3. Escassez

O gatilho mental da escassez é aquele que induz as pessoas a uma determinada ação, pelo simples receio de não aproveitar uma oportunidade limitada.

Podemos encontrar um bom exemplo de uso deste tipo de gatilho nos sites especializados em reservas de hotéis. Afinal, quantas vezes você já acessou um destes sites para fazer uma reserva e uma mensagem na tela avisava que restavam apenas X quartos e que haviam Y pessoas interessadas em fazer uma reserva no mesmo hotel que você?

Com base nas informações do gatilho mental da escassez, as pessoas tendem a executar uma ação, neste caso, a efetivação da reserva, devido a possibilidade de não existir mais quartos disponíveis em uma próxima consulta.

E você, já foi pego pelo gatilho mental da escassez? Mesmo que não se recorde, é bem provável que sim!

4. Evitar a dor

Você sabia que existe um gatilho mental focado em demonstrar às pessoas que elas podem “evitar uma dor”?

Esse tipo de gatilho em geral faz uso de uma situação que gere desconforto no leitor para impulsioná-lo a tomar uma atitude que o previna de passar por esse “desconforto ou dor”.

É muito comum observar este tipo de gatilho mental nos sites e propagandas de empresas que trabalham com mensalidades e assinaturas.

Por isso, frases como “assine o nosso plano anual e economize X reais”, são muito comuns. Elas passam para o comprador a ideia de economia, ou seja, de evitar a dor de “perder dinheiro”.

5. Reciprocidade

Vamos para mais um dentre os principais gatilhos mentais! Falaremos agora sobre o gatilho mental da reciprocidade, você sabe como ele funciona?

O gatilho mental da reciprocidade ativa nas pessoas a necessidade de retribuir algo que lhe foi benéfico.

Pensando nisso, muitas empresas apostam em entregar algo gratuito a potenciais clientes, com o objetivo de levá-los a retribuir, adquirindo um produto ou serviço, em um gesto muitas vezes involuntário de agradecimento.

6. Empatia

O gatilho mental da empatia é comumente utilizado para fidelizar clientes. A estratégia neste caso, é demonstrar aos clientes que a empresa está preocupada com o completo conforto e satisfação dos seus clientes.

Com base nessa estratégia, muitas empresas estão apostando cada vez mais no pós-venda, e assim de alguma forma contactando seus clientes para demonstrar interesse e preocupação com a sua opinião sobre um produto ou serviço.

7. Novidade

O ser humano em geral tem uma necessidade dentro de si de está sempre a frente do outro.

Sabendo disso, grandes empresas costumam investir em lançamentos constantes de produtos, com um único objetivo, fazer uso do gatilho mental da novidade e levar as pessoas a compra de um produto, até então, não experimentado.

Um bom exemplo, são as fabricantes de celular, que a todo momento lançam novos aparelhos, apelando para novidades tecnológicas, até então não existentes em modelos “antigos”.

8. Prova social

Dentre os principais gatilhos mentais, o da prova social é muito utilizado em propagandas e estratégias de marketing digital para transmitir, segurança para possíveis compradores.

Na prova social, procura-se demonstrar que um determinado produto ou serviço já resolveu uma “dor” e foi comprovado por muitas outras pessoas.

Veja um exemplo: “Adquira hoje mesmo o nosso curso e faça como cerca de 500 mil pessoas que já aprenderam a falar inglês, com a “empresa X”.

9. Urgência

Quantas vezes você adquiriu um produto ou serviço por impulso e somente depois percebeu que na verdade não precisa tanto assim dele?

Se isso já aconteceu com você, queremos lhe apresentar o gatilho mental da urgência. Um tipo de gatilho que cria uma sensação de necessidade e urgência para levar as pessoas a executar uma ação.

Quer um bom exemplo? A Black Friday! Você já parou para pensar no número de TVs, celulares e outros produtos vendidos em toda Black Friday? Um número certamente gigantesco, impulsionado pelo senso de urgência, gerado pela Black Friday, uma espécie de grande liquidação com data limitada.

10. Segurança

Você já pensou em comprar um produto e acabou convencido pelo gatilho mental da segurança? Acreditamos que sim!

Neste tipo de gatilho são utilizadas estratégias para gerar uma sensação de segurança nos clientes, sendo muito utilizada em campanhas de marketing de novos produtos na internet, como por exemplo: “Compre o nosso produto e se em 30 dias você não gostar, devolvemos o seu dinheiro!”

Gatilho Mental Bônus: Storytelling

Por fim, deixamos para o final deste artigo um gatilho mental bônus que está dentre os mais utilizados atualmente, o storytelling.

O storytelling, consiste em uma estratégia que faz uso do conto histórias para comprovar a eficácia de um produto ou serviço, levando as pessoas às compras.

Um excelente exemplo, está nas propagandas de produtos emagrecedores, que costumam utilizar histórias do tipo: “Conheça a história de Maria e veja como ela perdeu X quilos, utilizando o nosso produto!

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre os gatilhos mentais e aplicá-los nas estratégias de marketing da sua empresa? Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco agora mesmo!

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