Link Building: Tudo o que Você Precisa Saber

Imagine que você seja apresentado por alguém. E esse alguém seja uma pessoa desconhecida. Essa pessoa te apresenta mais ou menos assim: “Fulano é muito bom no que faz. Fulano é consultor em marketing digital”. A outra pessoa possivelmente vai acreditar. Imagine agora que você seja apresentado por outra pessoa, alguém que tenha alguma autoridade, por exemplo, o Obama. Qual das apresentações será mais positiva? A do Obama, claro. Se você compreendeu isso, bem-vindo a jornada para começar a entender sobre Link Building.

 

O que é Link Building?

Desde o começo dos websites na internet, os links eram a melhor forma de chegar até eles. Já chegaram a ser o principal fator utilizado no rankeamento. Hoje, já não é mais, pois é preciso que outras ações sejam tomadas para que se atinja um bom posicionamento nos resultados dos motores de buscas.
Levando em conta esse conceito e somando-o a tradução livre de Link Building, que quer dizer “Construção de links”, pode-se dizer que essa ação consiste em uma ligação de sites. Quando um site tem um link que aponta para outro. Isso significa ter o seu site sendo indicado por outro (é como se ele ganhasse um voto positivo). E se este site tem alguma reputação muito boa, se ele é uma autoridade em seu nicho, as coisas melhoram ainda mais para você. Esse é um fator de relevância para o Google. Ou seja, o posicionamento do seu website melhora muito quando recebe um “voto” desses.
Essa indicação de um site para o outro chama-se link externo. Mas há também outro tipo de indicação muito importante: O link interno. É quando uma página do seu site aponta para outra dentro do mesmo site. Funciona da mesma forma que em links externos, uma indicação vale um “voto”.

 

Para que serve

Basicamente, o objetivo principal do Link Building é conquistar a maior quantidade possível de links.

 

A importância do Link Building

Infelizmente, não é você quem diz se o seu site é relevante ou não. Quem diz isso são os mecanismos de buscas como o Google e similares. Quando você consegue que um site que tenha um bom posicionamento “indique” seu link, o seu posicionamento melhora muito, pois é a mesma coisa que uma pessoa dizendo “Olha, esse cara é ótimo no trabalho que ele faz, pode confiar de olhos fechados”. Quem não gostaria de uma indicação dessas? Agora, imagine vários links externos? A sua reputação alavanca e isso se reflete no posicionamento.

Links externos são bons, mas não todos. Quando eles vêm de sites que estão no mesmo nicho que você, continuam sendo bons. Se chegam de sites de outros nichos, a sua relevância não aumentará muito. Agora, se eles se originam de sites que não tenham uma relevância tão boa, a relevância que seu site ganhará também não será tão boa.

 

Como funciona, na prática

Conheça algumas dicas simples que você pode seguir com o objetivo de colocar em prática toda a teoria que você viu até aqui:

 

Escreva em outros sites ou blogs

Escreva em outros sites ou blogs, de forma que você consiga colocar um link apontando para o seu site. O nome dessa técnica é Guest Post. Esse é um bom método porque será você quem criará o link para o seu site. Além disso, você tem a chance de escolher escrever em sites de qualidade, que são referência no conteúdo que trazem.
Para utilizar esta técnica, basicamente, você tem que procurar por novos sites ou blogs, pedir permissão para escrever aos seus donos. Recebendo um sim, tá liberado. Escreva e envie o seu material. Por fim, compartilhe seu guest post nas mídias sociais.
Como tudo, na vida, em excesso não é bom. Com guest posts não é diferente. Esse tipo de postagem em excesso pode fazer com que os mecanismos de buscas pensem que se trata de spam e não é o que você quer. Então, esteja atento.

 

Procure por pessoas que te mencionam na internet

É absolutamente normal que muitas pessoas falem de alguma marca ou empresa em seu site, sem linkar o site das mesmas. Tudo o que você tem que fazer é criar um monitoramento, através do Google Alerts, a fim de saber quais pessoas mencionaram a sua marca. A partir disso, você verifica a reputação do site que te mencionou, se for boa, basta que entre em contato com o dono e peça que dê o link do site na menção.
Cuide para entrar em contato apenas se o site tem alguma reputação positiva.

 

Tradução de conteúdos

Em muitos ramos, algumas vezes a tarefa de criar conteúdos interessantes pode ser complicada. Nem sempre há conteúdos-base na nossa língua para inspiração. Ou acontece de as melhores fontes estarem em outros idiomas. Uma ideia é simplesmente traduzir o material que está em outra língua, com a permissão do seu dono. Se ele deixar, basta que você peça autorização para colocar o link do seu site na versão que você traduziu.
Nessa estratégia, de preferência, você deve buscar por sites que sejam do mesmo nicho que o seu. Também seria legal se tiverem autoridade no que fazem.
Para esta técnica, você deve entrar em contato com os sites ou blogs que você conseguir identificar como autoridade no seu mercado e que estejam em outro idioma, que você domine o suficiente para tradução de texto. Peça permissão para traduzir algum texto do seu interesse. Se você conseguir um sim, publique a sua versão traduzida do texto, avise ao dono sobre isso e, por último, peça o seu link.
Link Building é mais uma técnica que pode te ajudar a melhorar o posicionamento do seu website nos motores de buscas. Sem links, seu site praticamente não existe no grande terreno digital, pois acaba ficando com muito pouco tráfego de origem orgânica ou até mesmo nenhum. Nas linhas acima, você viu um pouco de teoria e um pouco de prática dessa estratégia de SEO tão importante. Se o site está parado, talvez esse seja o momento oportuno de resolver isso. Aproveite tudo o que aprendeu até aqui e coloque em prática.

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