[Download] As Cinco Forças de Porter na Estratégia Digital – Porter’s Five Forces

Bom, possivelmente você já deve ter escutado falar nos 4 P’s do Marketing (ou até mesmo nos 8P’s do Marketing Digital), mas e quanto as Cinco Forças de Porter?

Esse modelo foi criado por Michael Porter, em 1979, publicado como “As cinco forças competitivas que moldam a estratégia”, na Harvard Business Review e tinha como objetivo apresentar pontos que devem ser estudados para a criação de uma estratégia empresarial eficiente.

Certo, qual a relação desse modelo com a minha empresa na internet? Muita coisa. Se você já estudou sobre análise SWOT e os 4P’s, vamos agora entender qual a sua relação e entender como aplicar esse modelo em nosso negócio digital.

 

Rivalidade entre os Concorrentes

Pensando no mercado digital, as principais perguntas que devem ser respondidas na primeira força são:

  • Quantos concorrentes você tem?
  • Há alguma diferença de qualidade do seu produto/serviço?
  • Os seus clientes são leais a você? E os do seu concorrente?
  • Você está inovando o suficiente para ganhar uma vantagem competitiva?
  • Você tem realizado mais campanhas digitais que seus concorrentes?
  • O seu posicionamento nas mídias digitais é melhor recebido que seus concorrentes?

Após você responder essas perguntas, analisando o posicionamento da sua empresa hoje nas mídias digitais, podemos avançar para o próximo tópico.

 

Entrada de novos concorrentes

Quando um novo mercado digital é atingido (bem correspondido) e algumas empresas começam a ganhar com isso, acaba atraindo a atenção de novas empresas que pretendem iniciar no mercado também. Por isso, você deve estar preparado para competir com novos concorrentes. Portanto, após tem melhorado sua rivalidade com os concorrentes, está na hora de se prevenir contra os novos competidores, e como fazer isso? Ser referência no mercado digital, ter autoridade digital!

  • Seus clientes são leais a sua empresa?
  • Você tem conhecimentos superiores que podem diferenciar o seu serviço/produto dos seus concorrentes? Mostre isso para todos, seja a autoridade no assunto!
  • Seu negócio digital está bem estabelecido, mostrando aos novos clientes e concorrentes que sua empresa é séria e estará sempre disponível para elas?

Certo, antes de ter respondido essas perguntas, você deve ter se questionado “como posso criar essa autoridade digital?”. Um passo muito simples para começar esse processo é ter um blog! Com um blog você repassa seu conhecimento e mostra para seus seguidores e clientes que você domina o assunto, isso se chama Inbound Marketing, e além de criar autoridade, você ainda interage mais com seu público. Leia um pouco mais sobre Inbound Marketing em nosso blog.

 

Ameaça de Produtos e Serviços Substitutos

Seus clientes podem escolher trocar o seu produto ou serviço por outro, mas não pense em apenas trocar sua empresa por outra para apenas manter o mesmo produto. Essa troca pode acontecer por produtos com diferenciais. Quanto mais produtos/serviços aparecem no mercado, maior é a chance de seus clientes trocarem sua empresa por outra. Algumas perguntas que você pode fazer para se prevenir:

  • Quanto produtos ou serviços há no mercado que podem substituir o da minha empresa?
  • A diferença, seja melhor ou pior, é facilmente percebível?
  • Há algum custo para o consumidor trocar?
  • Qual a dificuldade para o seu consumidor mudar de um produto para outro?

Após essa análise, você pode começar a estudar maneiras de melhorar e inovar seus produtos para sempre estar à frente no mercado. Aproveite que você está construindo sua autoridade e possui superioridade contra seus concorrentes para inovar seu produto e melhorar a lealdade de seus clientes com a sua empresa.

 

Força dos Fornecedores

Toda empresa precisa de fornecedores, não necessariamente de materiais, podem ser de serviços técnicos também. Quanto menor a quantidade de fornecedores de um determinado serviço para sua empresa, maior será o controle dele sobre o seu negócio, principalmente se tratando sobre preço. Portanto, devemos considerar o seguinte:

  • Quantos fornecedores estão disponíveis para a sua empresa?
  • Qual a diferença entre os fornecedores disponíveis para você?
  • Caso você troque seu fornecedor, a diferença entre eles pode te prejudicar?
  • A diferença de custo entre os fornecedores é grande?
  • Eles atendem bem a sua empresa hoje? E futuramente, quando a sua empresa precisar de maior fornecimento de serviço, também?

Essa análise é de extrema importância, principalmente na mídia digital, onde as coisas acontecem simultaneamente, seus clientes querem o seu produto/serviço instantaneamente, ou seja, você deve estar pronto para atendê-los sem depender de fornecedores que não consigam acompanhar o seu negócio.

 

Força dos Compradores

Em muitos nichos do mercado, os clientes possuem grande poder e acabam pressionando as empresas em diversas questões, principalmente para baixar os preços do produto. Se o consumidor tem diversas opções de produtos e empresas, esse fator pode influenciar muito o seu negócio, com isso, você deve estar preparado para situações como essa.

  • Quantos clientes você tem?
  • Seus clientes se importam muito com preço? Isso influência sua decisão de compra?
  • O que diferencia você de seu competidor? Preço? Qualidade?
  • Você, através de métricas das suas mídias digitais, tem informações sobre os seus clientes? Você conhece sua jornada de compra?

 

Como você pôde perceber, as Cinco Forças de Porter são de grande importância para as estratégias digitais, onde sua empresa pode analisar a sua posição atual e planejar o futuro do seu negócio. Para ter resultados nas mídias digitais, você deve estar sempre mensurando e acompanhando seus clientes e concorrentes, entender quem são seus consumidores e como converter os contatos em vendas.

 

Para você começar hoje mesmo, preparamos um “Modelo das Cinco Forças de Porter” para você preencher e poder acompanhar o seu negócio na mídia digital. Preencha o seu e-mail abaixo e enviaremos na hora um e-mail com link de download do seu modelo!
Após preencher o seu modelo, responda o e-mail contando o que você achou dessa publicação e o que tem melhorado na sua empresa. Aproveite também para solicitar uma análise de posicionamento e autoridade digital gratuita!

Ao assinar o e-mail, enviaremos para você novidades e outros modelos especiais de planejamento estratégico nas mídias digitais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Tumblr
plugins premium WordPress

Olá, preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp!