SEO Essencial – Venda Mais Através de Gestão Orgânica

SEO vem da expressão Search Engine Optimation, que, em português, significa Otimização de sites para mecanismos de busca. Trata-se de uma estratégia que permite que você organize o seu site, de modo que os mecanismos de buscas entendam a sua relevância e o coloquem numa boa posição nos resultados de buscas dos usuários. Este artigo traz as dicas para que você consiga trabalhar o SEO do seu site de forma descomplicada.

 

Cuide das palavras-chave

Esse é o primeiro passo para que você comece a trabalhar o SEO do seu site. Estude-as, veja quais vão deixar o seu site bem posicionado nos resultados. Há uma ferramenta disponibilizada pelo Google que vai te ajudar muito nisso. É o Planejador de Palavras-Chave. Ele vai te ajudar a escolher as melhores opções. Mas como sabemos que não basta termos as ferramentas se não temos noção de como utilizá-las, fica aqui uma dica: No começo, foque nas palavras que têm pouca concorrência, mas uma demanda razoável. Elas vão minimizar os seus esforços, além de trazer resultados mais rapidamente. Claro, as palavras com alta concorrência e maior tráfego também são importantes, mas dão um pouco mais de trabalho. Então, de início, não dê muita prioridade a elas.

 

Trabalhe a fim de desenvolver um conteúdo de qualidade

Como já foi falado várias vezes em artigos anteriores: Conteúdo é tudo. E ele também vai te ajudar a ficar melhor posicionado nos resultados do Google. Agora que você já tem as palavras-chaves em mãos, é hora de começar a trabalhar com elas e nada melhor do que começar pelo conteúdo. Para cada palavra, escreva um artigo. Não se preocupe ainda com a densidade (o número de vezes em que ela aparecerá no seu texto). Dê o seu melhor em desenvolver um conteúdo, no mínimo, sensacional para o seu cliente. Até porque bons conteúdos na internet são raridade, pois na maioria das vezes são apenas copiados e colados de outros sites e no máximo conseguem ganhar uma punição por conteúdo duplicado e não é isso o que você quer. Então, essa é sua chance de se diferenciar dos seus concorrentes nesse quesito e alavancar suas vendas, conseguindo leads ou pela conversão deles em clientes.

 

DENSIDADE: Agora sim dê atenção a ela

Depois de ter criado um conteúdo maravilhoso para o seu cliente com a palavra-chave adequada, é chegada a hora de trabalhar a densidade dela. Como já dito anteriormente, densidade é o número de vezes em que a palavra-chave aparece. O recomendável é que seja uma densidade de 1 a 3%. O que significa dizer que, a cada 100 palavras, a sua palavra-chave deve se repetir de 1 a 3 vezes. Mas atenção, não faça o papagaio e fique se repetindo literalmente. Isso faz com o que o seu texto fique menos natural e o Google não gosta disso, pois vai “achar” que você está “forçando a barra” para ganhar relevância e vai acabar punindo o seu site. Para evitar isso, utilize sinônimos, plurais, varie nas preposições que estiverem perto da sua palavra chave. Por exemplo, “dicas de SEO”, “dicas para SEO”. Se necessário, reescreva o seu texto, a fim de adequar a densidade das palavras-chave, de modo que mantenha toda a qualidade e a naturalidade.

 

URLs AMIGÁVEIS: Sim, elas são realmente amigáveis

As URL’s amigáveis são aquelas que nos dizem algo sobre o conteúdo que estamos prestes a acessar. Qual delas você acha mais agradável de ler?

Essa? https://happ.com.br/blog/como-criar-uma-pagina-no-facebook-para-sua-empresa/

Ou essa? https://happ.com.br/page.php?id=5

É claro que a primeira é muito mais agradável. E assim, além de melhorar a experiência do usuário no seu site, você ainda tem a chance de trabalhar a sua palavra-chave aqui também.

 

Metatags e sua importância

As meta tags são tags HTML que ficam dentro do head. Caso você não seja familiarizado com código HTML, é altamente recomendado que você contrate um desenvolvedor web ou outro profissional da área capacitado. Independente do seu conhecimento, veja abaixo um pequeno trecho de código para fins de complemento da explicação. Vamos lá:

 

<html>
 <head>
 <title>Título da página </title>
 <meta name=”description” content=”descrição da página”>
 </head>
...

 

No código acima, abrimos o código com a tag <html>, logo abaixo, abrimos a tag <head>. E é dentro dele que ficará o que nos interessa no momento. Em seguida, vem a tag <title>, nela escrevemos o título da página, ele aparecerá quando você a acessar ou antes, quando aparecer apenas nos resultados da sua busca. Você já pode imaginar o quanto esta tag é importante né? Então não hesite em já colocar sua palavra-chave nela, além disso, seu título deve dar uma curta explicação sobre o conteúdo da sua página.

A próxima tag é a description. Como o nome já diz, ela descreve brevemente o site. Essa descrição vai aparecer nos resultados das buscas que você fizer, logo abaixo do título da página. Ela deve ser um pouquinho mais detalhada do que a descrição do título, não devendo passar de 90 caracteres. Também é importante que ela traga sua palavra-chave. A principal.

 

Títulos do corpo da página e seu grau de relevância

Os títulos do corpo da página são tags HTML. Sua função é passar aos mecanismos de busca o grau de relevância de nossos conteúdos. Eles variam do <h1> ao <h6>. O <h1> tem maior grau de relevância, que vai baixando até chegar ao <h6>, menos relevante. Então, imagine uma página com o título “Cachorros têm gênero musical favorito e a maioria adora reggae”, como o título é muito importante, ele deve estar escrito dentro do h1, assim:<h1> Cachorros têm gênero musical favorito e a maioria adora reggae</h1>.

 

Imagens também têm sua importância no SEO

Quando você trabalha com imagens, você também deve otimizá-las ao SEO. Por exemplo, em sua nomenclatura deve constar a sua palavra chave, também é importante que no atributo alt, onde fica a descrição da imagem, tenha a palavra-chave.

Agora que você já sabe as dicas mais essenciais sobre SEO, aplique-as em seu site e tenha mais chances de conseguir ficar melhor ranqueado nos resultados de busca.

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