Análise SWOT e sua importância para as mídias digitais

Você sabe como a sua empresa se posiciona em relação aos seus concorrentes? Você sabe onde quer chegar? Não sabe responder exatamente? Então, você precisa conhecer a análise SWOT. Resumidamente falando, SWOT é uma sigla que vem do inglês, composta pelas iniciais de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Que significam, em português, respectivamente, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Trata-se de uma análise criada em meados de 1960, por Albert Humphrey, líder de pesquisa na Universidade Stanford.

Ela serve para identificarmos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização, um produto, uma ação ou um plano de marketing digital. Além disso, é dividida em dois cenários: interno e externo. No âmbito de mídias sociais, que é o que nos interessa aqui, ela é essencial. Por exemplo, sem a análise SWOT no seu plano de marketing, haverá maiores chances de falha, na hora de executar tudo e não é isso o que você quer, não é mesmo? Então, descubra mais nos próximos parágrafos.

 

Cenário Interno

Neste ambiente, você pode controlar tudo o que acontece. Aqui, você trabalha as Strengths e Weaknesses, que são as forças e fraquezas identificadas em uma análise em relação às concorrentes. Estuda-se o que se pode fazer para que as forças sejam maximizadas e as fraquezas, minimizadas.

 

Strengths

Para começar aqui, você deve parar um pouco e pensar nos seus recursos. O que você tem de melhor comparado aos seus concorrentes? Aqui vai uma lista de exemplos para te dar uma ajudinha:

  • Sua empresa tem uma linguagem e um design alinhados ao seu público alvo;
  • Uma equipe disponível para agir pronta e rapidamente perante às várias movimentações em suas redes sociais;
  • Conteúdo realmente interessante ao seu público (Entenda mais sobre Inbound Marketing aqui);
  • Muitas interações positivas como comentários, compartilhamentos e curtidas;
  • Mais do que seguidores, sua página ou perfil possui fãs;
  • Sua marca tem evangelizadores, que “criam” outros evangelizadores;
  • Você tem contato direto com seus seguidores, quase um “cara-a-cara”;
  • Você mantém contato com seus seguidores, quase que em tempo real;
  • Sua marca se torna mais “humana” nas redes sociais;
  • O nível executivo de sua empresa entende a importância das mídias sociais e fornece todo o suporte necessário;
  • Muitos fãs nas redes sociais;

Agora que você já tem ideia do que são os pontos fortes, verifique se suas ações nas mídias sociais possuem algum desses ou algo similar. Liste-os e veja o que pode fazer para maximizá-los.

 

Weaknesses 

Aqui, estamos falando das fraquezas. Trata-se dos pontos fracos de suas ações nas mídias sociais, em relação aos seus concorrentes. Listaremos abaixo alguns exemplos:

  • Sua empresa não tem uma “cara” nas mídias sociais compatível com o seu nicho;
  • Muitas interações negativas;
  • Poucas postagens;
  • Poucas views;
  • Redes sociais inativas ou com pouquíssimas atividades;
  • As campanhas não alcançam seus objetivos;
  • Muitos gastos com campanhas para pouco retorno;
  • Os resultados são monitorados de forma inadequada: faltam ferramentas ou são pouco utilizadas;
  • Os anúncios de sua empresa têm poucos cliques;
  • Sua maior fonte de receita vem dos anúncios;
  • Você utiliza poucos recursos de interação como bate-papo em grupo ou chats em vídeo;
  • O site de sua empresa tem uma customização bem fraca;
  • Sua empresa tem uma integração entre diferentes redes sociais não muito efetiva.

Pronto, agora você já faz ideia do que pode categorizar como fraquezas. Identifique-as e faça por onde minimizá-las.

 

Cenário Externo

No ambiente externo, encontram-se os pontos dos quais você não pode controlar, mas não é por isso que você vai ficar esperando algo acontecer. Aqui, você se prepara para o que vier:

 

Opportunities

  • Sua empresa gera conteúdo sempre único e atualizado;
  • Seu segmento tem uma competição pequena;
  • Você libera descontos e promoções através das redes sociais da sua empresa;
  • Você enxerga possibilidades de parcerias com anunciantes;
  • As páginas e perfis da sua empresa são integrados ao seu site, ou seja, você os promove lá;
  • Você faz parcerias com pessoas/empresas que têm certa influência no seu nicho;
  • Presença em sites onde sua empresa ainda não está como por exemplo, Linkedin, Instagram, etc;
  • Sua empresa tem a possibilidade de entrar em novos mercados, geograficamente, falando;
  • Você segue pessoas ou empresas que têm interesses pertinentes ao seu nicho de mercado;
  • Se você está ciente de que as pessoas costumam pesquisar muito antes de comprar um produto ou serviço e que elas levam muito em conta a opinião de outras pessoas, já é um ponto positivo. Estar lá quando elas quiserem tirar dúvidas diretamente com a sua companhia, depois de já terem pesquisado bastante, está aí um grande ponto a ser considerado no quesito oportunidade

 

Threats

  • Descurtidas/unfollows nas redes sociais;
  • Seus seguidores deixam comentários negativos;
  • Macrofatores como política, legislação afetando suas ações nas redes sociais;
  • Seus concorrentes tentam conquistar o mesmo espaço com você, através de campanhas parecidas com as suas;
  • Seus concorrentes pegam pesado nas suas campanhas;
  • Uso de extensões ad-block, por parte de usuários, que bloqueiam anúncios em qualquer página que visitem, inclusive nas redes sociais;
  • Sua empresa tem um modelo de negócios ruim;
  • Outras redes sociais podem crescer mais do que as que sua empresa marca presença, afetando a performance de suas campanhas, já que os usuários sempre migram
  • Você não tem uma noção dos obstáculos a serem superados até chegar ao sucesso;

 

Ao contrário do que acontece no ambiente interno, aqui você não tem como maximizar ou minimizar nada, pois você não controla nada. Aqui, você apenas monta suas listas de oportunidades e ameaças e se prepara para cada item das listas.

Ter um plano para as suas ações nas redes sociais é fundamental, mas vê-lo falhar é algo muito triste, ainda mais depois de todo trabalho e dedicação ao desenvolvê-lo, certo? Agora, você já está sabendo como usar a análise SWOT ao seu favor para que consiga evitar ou, ao menos, diminuir as falhas no seu plano de marketing. Apenas relembrando: você não pode controlar todos os pontos da análise, mas pode se preparar para o que está fora de sua alçada. Portanto, trate de colocar a mão na massa, descubra onde sua empresa está posicionada e veja suas ações nas redes fluírem positivamente.





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