Persona e Público Alvo: Estes termos não são sinônimos

Persona e Público Alvo: Estes termos não são sinônimos

Público-alvo e persona são dois objetos de grande importância para o desenvolvimento de estratégias de marketing e marketing digital. No entanto, apesar de possuírem significados totalmente diferentes muitas pessoas tratam os termos como sinônimo.

Neste artigo, você terá a oportunidade de conhecer em detalhes o que é o público-alvo e também o que é uma persona e entender a importância de cada um destes termos para as estratégias de marketing da sua empresa.

O que é o público-alvo de uma empresa ou negócio?

Para começar a esclarecer e retirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, vamos entender melhor o significado de público alvo.

O público-alvo nada mais é do que um segmento da sociedade ou grupo de pessoas que podem se interessar com maior facilidade por uma marca, produtos ou serviços.

O público-alvo costuma ser definido através de informações abrangentes, como:

● Estado Civil
● Nível de Escolaridade
● Gênero
● Hábitos de Consumo
● Idade
● Profissão
● Região Geográfica
● Entre outros

Para que fique mais fácil de entender, vamos a um exemplo prático:

Suponhamos que você seja o proprietário da marca de cosméticos ABC, qual seria o seu público-alvo? Responda para si mesmo.

Sem pensar muito acreditamos que você tenha pensando no público feminino não é mesmo? Certamente, você chegou a esta conclusão pois sabe que os produtos cosméticos são mais procurados por mulheres. No entanto, ainda temos um público-alvo extremamente abrangente.

Logo, para que as estratégias de marketing possam ser mais assertivas, é preciso obter mais detalhes sobre o público que a marca em questão deseja atingir. É exatamente neste momento onde buscamos mais detalhes sobre o nosso público alvo que surge a persona.

Entendendo o que é uma persona

Agora que já entendemos o conceito de público-alvo, torna-se muito mais simples entender o que é uma persona.

A persona surgiu devido a necessidade das estratégias de marketing e das empresas em obter maiores detalhes a respeito do público-alvo.

Sendo assim podemos definir a persona como um perfil fictício do cliente alvo de uma empresa ou então de uma campanha de marketing.

Através da persona podemos entender melhor quais as reais necessidades do cliente e o que é preciso fazer para convencê-lo sobre a sua necessidade em adquirir determinado produto ou serviço.

Na montagem da persona, considera-se todas as informações do público alvo, porém acrescidas de mais detalhes, como por exemplo:

● Nome fictício
● Breve história sobre o dia a dia da persona
● Estilo de vida
● Valores
● Redes sociais favoritas
● Hobbies
● Necessidades relacionadas ao produto
● Dúvidas
● Desejos

Ainda no nosso exemplo da empresa de cosméticos ABC, já sabemos que o nosso público alvo são as mulheres, veja agora um exemplo de persona e entenda a diferença entre os conceitos na prática:

Marina tem 25 anos, mora em São Paulo e é gerente de uma loja de roupas femininas, o seu salário é de aproximadamente R$ 4 mil. As suas principais redes sociais são o Facebook e o Instagram. Nas horas vagas, Marina que é solteira gosta de curtir festas e baladas com suas amigas.

Como podemos observar a persona nos trás uma riqueza de detalhes muito maior a respeito do público-alvo o que certamente será muito importante para a definição de estratégias de marketing mais assertivas.

Podemos considerar ainda, que apesar de não significarem exatamente a mesma coisa, a persona está inserida dentro do público-alvo. Percebeu a diferença entre estas importantes ferramentas de marketing?

Quais são os benefícios oferecidos pelo desenvolvimento de uma persona?

O desenvolvimento da persona oferece diversos benefícios para as estratégias de marketing de uma empresa, conheça os principais dentre eles:

Ajuda a melhorar a linguagem e a comunicação da marca: O primeiro grande benefício da persona está relacionado a comunicação da marca. Ao definir sua persona, a empresa compreende melhor quem é o seu público-alvo, quais são os seus anseios, características e comportamentos e por fim, consegue comunicar-se melhor com essas pessoas.

Se uma empresa percebe através da persona que o seu público-alvo é composto predominantemente por jovens, ela pode utilizar uma linguagem mais informal, descolada e atrativa para este público. Já quando a persona demonstra que a maior parte do público-alvo é composta por empresários, é preciso utilizar uma linguagem mais formal, compreende?

Demonstra as melhores redes sociais para se investir: Vivemos em um mundo extremamente conectado e digital onde as redes sociais fazem um verdadeiro sucesso.

Logo, quando o assunto é redes sociais, surgem diversas possibilidades, como o Facebook, o Instagram, o Twitter, o Linkedin, o Youtube, o Snapchat e muitas outras, afinal em qual delas investir? Em todas?

Certamente, investir em todas as redes sociais não é o caminho mais eficaz e econômico.

Sendo assim, utilizamos os dados que temos à respeito da persona em questão. Se vendemos um produto voltado ao público jovem, por exemplo, já podemos eliminar o Linkedin da nossa lista de redes sociais, afinal esta é uma rede destinada a pessoas que procuram emprego e networking profissional.

Torna as estratégias de marketing mais assertivas: O desenvolvimento de uma persona permite que os estrategistas de marketing compreendam com riqueza de detalhes o público que se precisa atingir. Sendo assim, as campanhas tornam-se mais assertivas e geram melhores resultados para os negócios.

Garante maior economia com ações e estratégias de marketing: Como uma consequência de estratégias mais assertivas e direcionadas, torna-se mais barato o investimento em marketing.

Para que você entenda melhor, vamos imaginar que determinada empresa vem investindo pesado em estratégias de marketing voltadas para redes sociais e comerciais de televisão. Mas, depois de certo tempo utilizando esta estratégia, definiu-se uma persona onde se identificou que a maior parcela do público-alvo está nas redes sociais.

Como não é segredo para ninguém, as propagandas de TV possuem um custo elevado, mas não geravam resultados para os negócios da empresa em questão.

Contribui para aumentar o volume de vendas: Por fim, ao conhecer a persona as empresas conseguem vender e faturar mais, gerando melhores resultados para os negócios.

Estes resultados são alcançados, pois a empresa que descobre a sua persona anuncia da forma correta e para as pessoas certas!

Você já conhecia a diferença entre público-alvo e persona? Percebeu a importância destes conceitos para estratégias de marketing mais assertivas?

Qual o público-alvo e a persona da sua empresa? Ainda não definiu? Não perca mais tempo! Entre em contato conosco, descubra a persona do seu negócio, desenvolva estratégias mais assertivas de marketing, venda mais e ajude a sua empresa a crescer!

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