Inbound Marketing: Uma ferramenta ao seu favor

O que é Inbound Marketing?

Propagandas de rádio e TV, telemarketing, outdoors, panfletos…Tudo isso te faz pensar em marketing, certo? Mas acontece que essas ações têm sido muito questionadas com relação a sua real efetividade. O marketing descrito acima é considerado ultrapassado e se chama Outbound Marketing ou Marketing tradicional. Este tipo de marketing é muito invasivo, caro e na maioria das vezes, não chama atenção de potenciais clientes. E é aí que entra o Inbound Marketing.

O Inbound Marketing tem sido o queridinho de empresas e empreendedores justamente por resolver os problemas causados pelo Outbound: Ele não é invasivo, pois para ter a atenção de um possível e potencial cliente, são utilizadas estratégias de disponibilização de conteúdos realmente úteis e interessantes a quem se pretende alcançar. Ele não é caro, por ser totalmente digital, dispensando custos com ações fora deste meio.

Assim, podemos dizer que o marketing tradicional é agressivo e dispersa a atenção enquanto que o marketing digital se concentra no que realmente é útil para o cliente, atraindo sua atenção.

 

Como funciona o Inbound Marketing?

Para entendermos melhor o funcionamento do marketing digital, precisamos entender seus princípios, suas ferramentas e para que elas servem, além dos conceitos básicos vistos acima.

 

Sobre seus princípios:

Credibilidade:

É quando você consegue passar uma imagem confiável sobre seu produto ou serviço. Uma boa forma de conseguir isso é incentivando que seus clientes opinem ou deixem depoimentos sobre o que você vende.

Encontrabilidade:

Não basta que sua empresa tenha um site na internet. É necessário também que você o promova para que seus clientes o encontrem. Para te ajudar nisso, existem várias ferramentas, dentre elas podemos citar o SEO (Search Engine Optimization) e links patrocinados.

Usabilidade:

Precisamos falar sobre a experiência que o usuário tem ao navegar no seu site. Basicamente, a usabilidade é influenciada por alguns fatores, aos quais você deve dar um pouco mais de atenção. Vamos a eles:

  • Organize muito bem as informações do seu website

Uma boa arquitetura da informação faz muita diferença. Utilize um design organizado e fácil o suficiente para que seu cliente não precise ficar muito tempo procurando uma informação. Ou pior, que tenha que aprender a usar o seu website. Deixe tudo intuitivo, de modo que quando ele retorne, tenha ainda mais facilidade de navegação.

  • Prefira um visual mais limpo

Aqui a palavra-chave é minimalismo. Cuide para que o seu site tenha o design mais clean possível. Um site com muitos detalhes distrai a atenção e faz com que seu cliente queira abandonar a sua página e não é isso que você quer. Esqueça gostos pessoais. Aposte no que realmente importa e funciona.

  • Se atente a velocidade de carregamento do seu website

Cada vez mais as pessoas têm acessado a internet por dispositivos móveis. Todos nós sabemos que internet móvel não é lá essas coisas. Sendo assim, faça por um formato pelo qual a velocidade de carregamento do seu site esteja dentro dos padrões. Antes de lançá-lo, faça testes, cogite diminuir o tamanho de mídias ou até mesmo retirar algumas, desde que não comprometa o design e funcionalidades do seu website.

  • Cuide muito bem do seu conteúdo

Ofereça ao seu cliente o melhor conteúdo possível. Trabalhe para que o que será consumido seja realmente útil e relevante.

  • Tenha um website adaptável a todas a telas

Como afirmado anteriormente, a maioria das pessoas têm usado a internet através de dispositivos móveis. Por esta razão, é crucial que um website seja projetado não só para desktops, mas também notebooks, netbooks, ipads, tablets e smatphones.

 

Sobre suas ferramentas:

Ferramenta Google Analytics para Inbound MarketingGoogle Analytics

Muito bem, sabemos que apenas ter um website não é suficiente. Também precisamos promovê-lo para que tenhamos a visibilidade de nossos clientes. Mesmo porque, quem não é visto não é lembrado. Mas só isso também não basta. Precisamos também monitorar o website para que saibamos informações sobre o tráfego de usuários, quantidade de acessos em determinado período de tempo, a localização geográfica dos acessos, quem comprou o quê, dentre muitas outras coisas. Aí que entra o Google Analytics. Por exemplo, se você quer aumentar as vendas da sua empresa, monitorar o seu website já é um um grande passo para que você tome decisões importantes sobre o que pode ser feito para que este objetivo seja alcançado.

 

Ferramenta Mail Chimp para Inbound MarketingMailchimp

Oferecer conteúdo útil e de boa qualidade é algo imprescindível no marketing digital. Mas assim como ter um website, não basta apenas disponibilizar o conteúdo e esperar que o cliente o consuma. O interessante é criar uma lista de e-mails de clientes para que o seu conteúdo seja disparado diretamente para estes clientes.

 

 

Ferramenta Survey Monkey para Inbound Marketing

Survey Monkey

O Survey Monkey é ótimo para quem quer fazer pesquisas de mercado. Seja para quem quer lançar o seu produto ou serviço, ou para quem está mais interessado em inovar algo já existente. É realmente muito útil.

 

 

Redes sociais

As redes sociais são ótimas aliadas do marketing digital. Com elas, podemos trabalhar o relacionamento da marca com os clientes, através do engajamento das postagens, mensurar e monitorar este engajamento, além de outras ações. Também podemos lançar produtos, trabalhar na conquista de novos clientes, fidelizar os clientes atuais oferecendo-lhes prêmios e promoções. E muitas outras coisas! Uma marca que não está nas redes sociais, com certeza está perdendo muito.

Blog

Ao gerar valor para nossos clientes, oferecendo-lhes conteúdo de boa qualidade, podemos melhorar, positivamente, a visibilidade de nossa marca. O blog é uma ótima ferramenta para isso. Este recurso também nos aproxima mais do nosso público. Se você precisa melhorar a presença da sua empresa na internet, ter um blog pode ser uma ótima pedida.

 

 Como o Inbound Marketing pode ajudar a minha empresa?

  • O Inbound Marketing custa 62% mais barato e traz mais resultados que o marketing tradicional ou Outbound Marketing. Que empresa não gostaria de minimizar custos e maximizar resultados?
  • Identifique com mais facilidade quem é o seu público alvo e descubra como satisfazê-lo;
  • Transforme os visitantes do seu website em clientes cativando-os com conteúdos realmente interessantes para eles. Com isso, você consegue aumentar as vendas da sua empresa.
  • Relacione-se melhor com seu cliente. Além disso, ele poderá se tornar um fã da sua marca, recomendando você para outras pessoas porque confia no seu produto ou serviço.
  • Posicione-se melhor na internet. Aproximadamente 70% dos links clicados vêm de buscas orgânicas, isso prova o quanto o S.E.O é importante para o posicionamento do seu negócio na internet.





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