Seg - Sex 08:30-18:30
Email contato@happ.com.br Ligue Agora! +55 51 4042-3564
Seg - Sex 08:30-18:30
Email contato@happ.com.br Ligue Agora! +55 51 4042-3564

E-mail Marketing: O que é e como usar essa ferramenta para vender mais!

Não restam dúvidas, as estratégias que envolvem o e-mail marketing são as mais eficientes quando o assunto é a captação de leads e o crescimento no volume de vendas e negócios.

Nós da Agência Happ somos especialistas na definição e também no desenvolvimento de estratégias relacionadas a distribuição de conteúdos, materiais e campanhas promocionais via e-mail marketing que podem fazer sem dúvidas, uma grande diferença para o sucesso dos seus negócios.

Quer saber mais sobre o e-mail marketing e as suas estratégias? Então, não deixe de conferir esse conteúdo super especial que preparamos para você!

O que são estratégias de e-mail marketing?

Podemos dizer que o e-mail marketing é uma estratégia de comunicação entre uma empresa e seus clientes ou potenciais clientes que acontece via e-mail.

Com excelente potencial para a geração de negócios, as campanhas de e-mail marketing surgiram na década de 1970, quando o gestor de  marketing da Digital Equipment Corp, Gary Thuerk teve a ideia de enviar cerca de 400 e-mails promovendo os computadores da companhia, fato que resultou em impressionantes 13 milhões de dólares em vendas.

Desde então, o envio de e-mails para contatos e clientes falando a respeito de produtos e serviços começou a se expandir pelo mundo até que chegasse ao ponto de ser considerado o que é hoje. Uma das principais ferramentas e estratégias em meio às campanhas de marketing digital.

Curioso é que mesmo com o advento das redes sociais, o e-mail marketing não perdeu o seu espaço e quando bem elaborado e executado ainda é capaz de gerar até mesmo milhões de reais em vendas, como ocorreu algumas décadas atrás. Não restam dúvidas, o e-mail marketing é uma ferramenta comprovada para a captação de clientes e geração de negócios, sendo portanto utilizado por milhares de empresas de todos os portes ao redor do mundo.

Quais são as principais vantagens do e-mail marketing?

Quais-as-principais-vantagens-do-email-marketing

As estratégias de e-mail marketing possuem uma série de vantagens, mas antes de citarmos cada uma delas, precisamos dar destaque a uma que sem dúvidas é a mais importante de todas, o acesso direto ao destinatário. Campanhas de marketing em blogs e redes sociais por exemplo, oferecem bons resultados, mas em grande parte das vezes não conseguem atingir todo o público que uma empresa precisa.

Para comprovar a afirmação acima, podemos utilizar como exemplo os hábitos dos próprios usuários da rede mundial de computadores. Quer ver só? Então, responda com sinceridade a seguinte pergunta: “Você visualiza atentamente tudo o que é publicado por empresas e também pelos seus amigos e familiares nas redes sociais? É provável que não, não é mesmo?

Isso porque, as redes sociais contam com um número tão massivo de publicações, que acabamos não tendo tempo ou até mesmo o interesse de visualizar atentamente tudo o que é publicado. Além disso, nas redes sociais existe a questão do alcance de uma publicação, o que quer dizer que nem tudo o que você publica nas suas redes sociais é mostrado para todos.

Já no e-mail marketing é diferente, podemos ter a certeza de que o e-mail enviado chegará na caixa de entrada do destinatário, fazendo dessa estratégia muita das vezes altamente assertiva, não somente para gerar negócios e vendas, mas até mesmo para direcionar os clientes e potenciais clientes para o site e até mesmo para as próprias redes sociais de uma empresa.

Confira abaixo algumas das principais vantagens do e-mail marketing que separamos para você:

  • Redirecionamento de tráfego para sites, blogs e redes sociais da empresa;
  • Envio de mensagens personalizadas e geração de sentimento de proximidade entre os clientes e a empresa;
  • Envio de informações importantes para os clientes;
  • Divulgação de sites, páginas, promoções e campanhas com o objetivo de captar clientes e gerar novos negócios;
  • Estratégia de marketing de baixo custo e aplicável a qualquer tipo de negócio;
  • Excelente potencial para contribuir para o crescimento de vendas e receitas.

Quais são os tipos de e-mail marketing existentes?

E-mail Marketing: O que é e como usar essa ferramenta para vender mais!

Você sabia que existem diferentes tipos de e-mail marketing, sendo cada um deles indicado para um tipo de estratégia? Confira abaixo:

Newsletter

Newsletters são uma boa forma de nutrir o relacionamento com os seus Leads e clientes de maneira mais leve e com uma certa proximidade. Este tipo de comunicação permite uma abrangência maior dos interesses, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo.

Por exemplo, é possível promover um produto para os que estão num momento avançado de compra, mas também ser relevante para os que ainda se interessam apenas pelos artigos e dicas.

Para empresas que possuem um blog, por exemplo, uma newsletter é uma excelente forma de impulsionar o alcance do conteúdo.

E-mail Promocional

E-mails promocionais têm como foco único a conversão. O potencial deste tipo de comunicação é o de levar a mensagem certa para a pessoa certa, transformando um simples e-mail em novos negócios e vendas.

São vários os modelos de e-mail promocional, desde aqueles que promovem produtos e serviços, até mesmo aqueles que divulgam materiais gratuitos, como e-books, ferramentas e webinars, com o objetivo de fortalecer a presença de mercado e a marca de uma empresa.

E-mail Sazonal

Uma outra opção de uso do Email Marketing é trabalhar com datas especiais para o envio de mensagens personalizadas.

Essas campanhas costumam corresponder à mensagens de aniversário, datas comemorativas, felicitações por alguma conquista e felicitações em geral. A ideia central

é fazer com que os seus leads e clientes sintam-se importantes para a empresa, gerando um maior sentimento de proximidade entre cliente e marca.

Datas comemorativas podem ser excelentes para promover a sua marca. Geralmente, os emails de comemoração envolvem um uso maior de recursos visuais e textos curtos para chamar e prender a atenção do destinatário.

E-mail de Boas Vindas

O e-mail de boas-vindas é aquele que é enviado ao seu prospect assim que ele torna-se um Lead. Pode não parecer importante, mas esse email tem diversas funções, como por exemplo, avançar um novo cliente na sua jornada de compra, ou seja, nutri-lo com informações relevantes.

E-mail para Clientes Inativos

O envio de e-mails para clientes inativos, ou seja, aqueles que deixaram de interagir com a marca e realizar pedidos, tem por objetivo a recuperação de clientes e também a geração de novos negócios.

No entanto, é importante destacar, que para aumentar a taxa de sucesso desse tipo de campanha é interessante que as estratégias e o e-mail enviado estejam alinhados com as características do público que receberá o email e possuam uma periodicidade adequada.

E-mail para E-commerce

O E-mail Marketing inegavelmente tem um papel muito importante para as empresas que trabalham no e-commerce, na divulgação de produtos, promoções e novidades que podem se converter em vendas ou até mesmo diminuir o número de carrinhos de compras abandonados.

E-mail Marketing: O que é e como usar essa ferramenta para vender mais!

Quer saber mais sobre as estratégias de e-mail marketing e descobrir como essa importante ferramenta pode contribuir para o crescimento das vendas na sua empresa?

Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco agora mesmo, saiba mais sobre as estratégias de e-mail marketing e implemente essa importante ferramenta nas rotinas de marketing da sua empresa.