[CHECKLIST] Como criar uma página no Facebook para a sua empresa

Todo mundo sabe que o Facebook, atualmente, é a maior rede social do mundo. Pensar em vender pela internet e não pensar nele pode significar uma grande perda de dinheiro, considerando a quantidade gigantesca de usuários que estão lá. E muito mais do que isso, nós brasileiros estamos entre os povos que mais acessam a rede social do Mark Zuckerberg, perdemos apenas para os Estados Unidos. E se formos pensar em apenas América Latina, adivinha qual é o país que mais acessa? Sim, o Brasil. Então, pensando nisso, este artigo foi escrito para que você aprenda a criar a página da sua empresa no Facebook e comece a fazer sucesso de vendas.

Além disso, disponibilizamos alguns links para download de modelos e no final desse post você pode fazer o download do nosso Checklist para Páginas no Facebook!

Você não vai ficar de fora dessa, não é? Vamos às dicas.

 

Criando a Página

Primeiro passo

Para começar a criar a página, você deve ter um perfil no Facebook. Caso não tenha um perfil ainda, inscreva-se, acessando https://www.facebook.com. Se você já tem o seu, faça login com seu e-mail e senha, como de costume.

Como Criar uma Conta no Facebook - Happ Inovações Digitais

Segundo passo

Depois que você faz o login, o que aparece é a sua página inicial. Ao lado do botão de ajuda, há uma “setinha” apontando para baixo, no canto superior direito da barra azul. Clique nela e um menu aparecerá com várias opções, clique em “criar página”.

Como criar uma página de empresa no Facebook - Happ Inovações Digitais

Terceiro passo                                            

Você será levado a uma tela, onde deverá escolher o tipo de página, são diversas opções: “negócio local ou lugar”, “empresa, organização ou instituição”, “marca ou produto”, etc. Selecione uma. Aparecerá um pequeno formulário para que você o preencha com a categoria e o nome do seu negócio. Preencha-o com as informações pedidas e clique em “começar”. Parabéns! Você acabou de criar a sua página.

Tipos de Página no Facebook - Happ Inovações Digitais

 

Página Criada, Hora de Configurá-la

Aqui, você vai aprender a otimizar a sua fan-page já pensando nas vendas. Vamos as configurações:

 

Foto de perfil

Quando você criou o seu perfil pessoal, provavelmente, você colocou uma foto sua, que fale algo sobre quem você é. Na foto de perfil da página da sua empresa, esse pensamento não pode ser diferente. Providencie uma imagem que represente o seu negócio da maneira mais objetiva possível. Você pode utilizar a logo da sua empresa, marca ou uma foto do produto que você comercializa. O tamanho padrão do Facebook para esse tipo de foto é de 180px de largura por 180px de altura. Atente-se a isso, para que não corra o risco de ter problemas, como ficar cortada ou esticada. Essa imagem será muito importante, pois ela aparecerá a cada interação da sua fanpage com seu público. Então, capriche.

 

 

Foto de capa

Assim como a imagem de perfil é boa para representar o seu negócio, a foto de capa também serve para isso. Mas acontece que aqui, você não precisa mostrar a logo novamente. Você pode contratar alguém que faça artes para fotos de capa para que você possa expressar várias coisas, por exemplo, o slogan da sua marca, a visão da sua empresa, uma foto da empresa ou produto, anunciar uma oferta, demonstrar apoio a alguma causa. Enfim, a palavra aqui é criatividade. Ah, o tamanho da foto de capa é de 851px de largura por 315px de altura. Fique atento.

 

 

O “Sobre”

O “Sobre” é a descrição da sua empresa e fica no canto direito, abaixo da foto de capa. Até aqui você só fez uma representação visual sobre o seu negócio. Mas agora chegou a hora de fazê-lo escrevendo também. Novamente, assim como você focou em objetividade na sua foto de perfil, aqui não será diferente. Escolha as palavras focando na objetividade que você deu na foto e em conseguir um texto curto. Essa descrição é muito importante já que fala sobre o que sua empresa faz. Então, capriche.

 

Informações de contato

São de extrema importância!. Não adianta uma fanpage linda, nos padrões, se não há informações de contato. Nesta área, você pode inserir a url do seu website, e-mail e telefone. Assim sendo, dê todos os seus contatos possíveis.

 

Url personalizada

Uma url personalizada é muito importante, pois dá uma cara mais clean à fanpage do seu negócio, deixando a url mais curta e objetiva. E sem falar que ajuda muito para que sua página seja encontrada com mais facilidade pelos usuários. Para que você possa otimizá-la, é necessário que você tenha ao menos 25 curtidas na página. Então, o ideal é que você faça essa configuração antes de começar a divulgar a sua página. A dica aqui é que você peça para que amigos e familiares mais próximos curtam a fanpage, assim você consegue fazer esse ajuste.

 

O que postar na fan-page da minha empresa?

Aposte em conteúdos que tenham assuntos relacionados ao seu nicho. Não seja comercial o tempo todo nas postagens. Aliás, postagens comerciais não devem ocupar mais que 25% do total de posts planejados. Insistir muito nisso fica chato e faz com que seus clientes se desinteressem no seu negócio. Por isso, lembre-se da regra do 4×1 – a cada quatro postagens, uma pode ser comercial.

Invista em posts contendo tiradas cômicas. Esse tipo de conteúdo faz com que as pessoas se identifiquem e interajam mais, curtindo, compartilhando ou comentando. E isso aumenta o engajamento. Mas cuidado, fique longe de assuntos polêmicos. Atente-se também para opiniões: não expresse nada que não esteja de acordo com os valores da empresa. E, acima de tudo, trabalhe duro e produza um conteúdo relevante, de qualidade para seus clientes.

 

Divulgação

Se você chegou até aqui, falta pouco. Sua personalização já está muito boa, mas resta mais um ponto importante: A divulgação da sua página. De nada adianta a foto de perfil ideal, a capa mais criativa, a descrição breve e sucinta, a url personalizada, o conteúdo de ótima qualidade… se você não divulga! Aqui vai uma listinha do que você pode fazer:

  • Comece divulgando entre seus amigos e familiares mais próximos, como citado anteriormente. Peça individualmente, para que eles curtam e divulguem.
  • Também é interessante que você apresente sua página nas suas redes sociais, nada mais justo, se você vai pedir isso a outras pessoas, não?
  • Se sua empresa já marca presença em outras redes sociais, utilize-as também para a promoção da sua fanpage.
  • Invista em anúncios. Trabalhe bem no conteúdo deles. Também é importante que restrinja o alcance. Por exemplo, se o seu negócio é apenas local, não é interessante que usuários de outros estados sejam atingidos.
  • Tenha uma frequência de postagens, mas lembre-se: muitas postagens não significam muitos resultados. O importante é a frequência.
  • Interaja com o seu público alvo, não o trate como um aglomerado de likes e sim como pessoas que interagem esperando um retorno. Responda e curta seus comentários. Retorne rapidamente suas mensagens diretas.

 

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