O algoritmo do Facebook EdgeRank até hoje é um mistério, inclusive, há muitos usuários do Facebook que desconhecem essa fórmula. Muitos acreditam que seus posts aparecem para todos os seus amigos.
Entretanto, o EdgeRank pode vir a se tornar uma dificuldade para sua campanha de marketing, visto que é ele quem determina o alcance das suas publicações.
O que são Edges?
No Facebook, qualquer atividade que você realizar na rede social é considerada um Edge. Ele pode ser um comentário, uma atualização, foto, curtida, reação. Qualquer ação que ocorre no Facebook é um edge.
Você torna-se um número, que equivale a uma pontuação. Por exemplo, você pode equivaler a 100 pontos para um amigo e 850 para outro amigo, isso significa que o último amigo terá mais alcance para você que o primeiro.
Vale lembrar que essa sua nota muda a cada ocorrência no Facebook, seja positiva ou negativamente, toda vez que você interage com um edge. Ou seja, quanto mais você contribuir em uma interação com um edge, maior será sua pontuação. Portanto, uma postagem contendo um texto e foto tem maior peso que uma postagem contendo somente texto.
Como calcular o Edge Rank do Facebook?
A fórmula acima é o cálculo do EdgeRank, inicialmente pode parecer complicado. Entretanto é de fácil entendimento, pois sequer envolve tanta matemática. O EdgeRank leva em consideração três fatores: Afinidade, Peso do Conteúdo e Tempo de Publicação.
Afinidade
É o número de interações que cada publicação recebe, o número de pessoas e amigos que visualizam, comentam e curtem fotos e vídeos determinando esse critério. Logo, os perfis que mais interagem com você terão maior chance de visualizar suas demais publicações na Timeline deles.
Peso do Conteúdo
Assim como o Google, o Facebook dá valor a conteúdos mais relevantes, pode-se observar que cada tipo de conteúdo possui um peso diferenciado. Por exemplo, fotos e vídeos possuem maior relevância que textos e links.
Tempo de Publicação
O EdgeRank atribuí um peso maior a publicações mais recentes. Logo, postagens desse tipo tendem a receber maior peso para visualizações dos usuários.
Mas lembrando que não se trata de “frequência de postagem” e sim da “relevância de postagem”.
Melhorar o EdgeRank e o Marketing?
Se você tem uma página no Facebook, ter uma boa pontuação no EdgeRank consequentemente melhora sua campanha de marketing digital, porém, como você pode fazer isso?
Atendendo todos os requisitos acima já é um bom começo, você pode buscar produzir conteúdos que aumentam sua pontuação, como fotos e vídeos. Além disso, pode criar conteúdos de maior engajamento e incentivar a interação dos seus usuários. Por exemplo, pedir para o seu usuário comentar e marcar o amigo no post.
Usar horários de pico podem trazer maiores resultados para a sua publicação, entretanto cada página possuí seus melhores horários para publicação, você pode descobrir os da sua página através do Facebook Insights.
Por fim, você pode também usar as promoções do Facebook (impulsionar publicação), onde você paga ao Facebook para aumentar o alcance das suas publicações – mas não esqueça de criar o público-alvo da sua página antes.
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