Certamente, você já deve conhecer os 4 p’s do marketing (produto, preço, praça e promoção) e ao ler o título deste artigo, possivelmente se lembrou deles. Eles foram criados por Jerome McCarthy. Professor americano de marketing, que lecionou em universidades importantes como Michigan. Estes 4 p’s são do marketing tradicional, bem diferente do marketing digital. Mas também, não menos importantes, pois com eles podemos ter uma boa visão dos pontos do marketing que devemos estar atentos. Além disso, dos 4 p’s temos o “p” de promoção ainda presente nos 8 p’s. Já os 8 são uma metodologia cíclica e continua, criada por Conrado Adolfo, um brasileiro especialista em marketing digital. Veja abaixo quais são eles.
1. Pesquisa
Descubra quais são os hábitos do seu público-alvo. Para isso, você deve se utilizar da pesquisa de mercado. Uma boa dica é, se você já tem uma lista de e-mails dos seus clientes, você pode mandar uma pesquisa baseada em perguntas sobre seus hábitos e o que mais for pertinente. Caso você não tenha uma lista ainda, você pode optar pela abordagem presencial, vá para a rua, pergunte!
2. Planejamento
Com os resultados da pesquisa em mãos, chegou a hora do planejamento. É nesta etapa que você decide por quais ações ou ferramentas de marketing irá se utilizar. Além disso, é aqui onde você irá colocar no papel informações sobre o que a sua empresa está fazendo, onde está e onde quer chegar. Também facilita muito se toda a equipe de marketing estiver por dentro do planejamento e, mais do que isso, apoiando. Um bom planejamento ajuda a reduzir custos, pois ninguém está interessado em “retrabalho”, já que quando bem feito, evitamos isso.
3. Produção
Com o planejamento pronto, bem feito e comunicado entre a equipe, chegou a hora de tirar do papel e colocar a mão na massa. Aqui, você executa todas as ações e começa a se utilizar de todas as ferramentas que fazem parte do planejamento. Desenvolva aqui a identidade visual e o site institucional da sua empresa. Também crie perfis do seu negócio nas redes sociais. Sobre o conteúdo (leia sobre Inbound Marketing aqui), aqui também é o momento de criá-lo e publicá-lo posteriormente. Caso algo saía errado aqui, você saberá que a etapa anterior não foi bem-feita e acabará pagando o preço com retrabalho e custos. É nessa fase em que você vai construir e revelar o seu perfil digital e estabelecer um bom relacionamento com os seus clientes.
4. Publicação
Chegou o momento de começar a publicar todo o seu conteúdo desenvolvido na fase anterior, de acordo com o planejamento. Faça com que todas as publicações apareçam no topo do Google. Para isso, utilize técnicas de SEO (Search Engine Optimatization). Otimize todo o seu conteúdo para este objetivo. Também é importante que o mesmo já esteja todo produzido. Nunca deixe para produzir tudo nesta fase. Isso pode atrasar o cronograma. Outra dica importante: esteja atento ao que acontece sobre o seu mercado, ao que é mídia. Caso seja algo importante ou viral, incorpore às suas publicações, substituindo o que já estava planejado. Isso pode soar estranho, mas é uma boa forma de você participar de discussões e ganhar mais visibilidade.
5. Promoção
Esse é o p daqueles 4p’s do marketing, lembra? Daqueles 4, esse é o único que ficou. Aqui, está liberado o uso moderado de mídias patrocinadas. Moderado porque é importante considerarmos que o marketing digital não é agressivo, não invade como o tradicional. O Google AdWords pode ser seu aliado quando as pessoas forem no Google procurar pelo seu produto ou serviço. Procure descobrir quais as palavras-chaves relacionadas ao seu nicho que são mais buscadas. Isso vai ajudar com a visibilidade do seu conteúdo, pois quanto mais buscadas, mais vistas. Já no quesito “redes sociais”, uma ótima opção é o Facebook Ads, basta que suas publicações tenham um conteúdo realmente relevante para o seu público alvo, para que se destaque e chame a atenção, em meio a um universo de informações que as redes sociais proporcionam.
6. Propagação
Chegou o momento de propagar o seu conteúdo e suas melhores aliadas para isso serão as redes sociais. Faça com que seus seguidores compartilhem seu conteúdo. Para isso, capriche bem, de modo que seja relevante para eles. Assim, você consegue acumular capital social. Além disso, seria legal se você pudesse selecionar bem as redes que você vai se utilizar de acordo com o seu segmento: se for algo relacionado a design, a melhor pedida é Instagram; se for ligado à música, invista no YouTube; já se você trabalha com comunicação, o Twitter é sua melhor opção.
7. Personalização
Invista numa comunicação personalizada com seus clientes, de acordo com o nicho em questão. Para isso, o e-mail marketing será um ótimo amigo. Crie listas de e-mail, provocando interações com os seus clientes, através de conteúdos realmente relevantes para eles. Já nas redes sociais, você pode ver quais conteúdos fazem mais sucesso entre o seu público e dar um enfoque maior neles. Colocando estas dicas em prática, você tem mais chances de criar um relacionamento duradouro com seus clientes.
8. Precisão
Parabéns, você chegou ao seu último estágio dos 8 p’s. Depois de tanto trabalho e dedicação, chegou a hora de ter um pouquinho mais de trabalho e dedicação. Viu? Marketing digital não é para quem não gosta de uma ocupação. Aqui, você mensura os seus resultados e descobre o que deu certo e o que deu errado na sua estratégia. Por exemplo, para sites e blogs, Google Analytics é uma boa ferramenta. Entre as redes sociais: para o Facebook, temos os SumoRank; para o Instagram, o Wisp e para o Twitter, o SocialBro. Já para e-mail marketing, o GetResponse é um bom amigo. Mensure, descubra e mude o que é bom ou não para sua empresa.
Como você pôde conferir, a metodologia dos 8 p’s é um trabalho realmente cíclico e contínuo. Sempre há o que rever no seu negócio. Sempre há o que mudar. Sempre há motivos porque prestar atenção ao que acontece no mundo do seu negócio. Dedique-se sempre e arduamente e obtenha bons resultados.