Todo dia pela manhã, você chega na sua imobiliária e, ao abrir o seu CRM, encontra poucos leads para prospectar no dia?
Fatos como esse podem parecer comuns, e são mesmo! rsrs
Atualmente, imobiliárias e corretores possuem uma grande dificuldade de trazer leads qualificados para prospecção. No artigo de hoje, explicaremos algumas dicas essenciais para você estruturar suas campanhas de vendas.
Nosso artigo está dividido em 5 tópicos essenciais para você estar montando uma estratégia de captura de leads, sendo eles:
1. Público-alvo e Assertividade para Resultados
Quando falamos de leads para imobiliárias, devemos sempre lembrar que a qualidade e a quantidade devem andar juntas para uma prospecção de sucesso. É fundamental estruturar campanhas de vendas online com foco na assertividade do público-alvo, nesse sentido, é crucial adotar a estrutura P.A.R:
Público-alvo + Assertividade = Resultados
Ao definirmos o público-alvo, é possível cometer equívocos em determinados aspectos, o que pode resultar em um desempenho inferior ao esperado. Por isso, buscamos sempre aumentar nossa assertividade. Para isso, utilizamos gatilhos e ímãs que buscam a segmentação do público-alvo antes de incluí-lo na lista de prospecção.
Você deve estar se perguntando como segmentar seu público-alvo. Embora possa parecer complexo, a estrutura é prática e fácil de ser implementada, seguindo o seguinte passo-a-passo:
Tráfego + Aquisição + Segmentação + Engajamento/Prospecção + Venda
Em outras palavras, o foco inicial está em atrair tráfego para o seu website ou página de captura. Aumentando o número de usuários, você terá uma maior taxa de aquisição de leads (mais contatos!).
Após obter esses contatos, é necessário fazer a primeira qualificação dos leads por meio da segmentação. Nessa etapa, não é necessário entrar em contato direto com o cliente. Em vez disso, pode-se utilizar e-mails automáticos ou mensagens automáticas no WhatsApp para verificar se o lead está realmente interessado em fazer negócio ou apenas está curioso.
Essa etapa de segmentação economizará seu tempo gasto com leads que não converterão, permitindo que você se concentre em contatos qualificados e, assim, aumente suas vendas.
Após a segmentação por meio de e-mails e WhatsApp, você entenderá a necessidade real do seu lead e como prospectá-lo de forma a concretizar a venda, entrando na última etapa, que é a venda propriamente dita.
2. Tráfego
No tópico anterior, mencionamos a palavra “tráfego”, que é essencial para uma campanha de vendas online bem-sucedida. Tráfego refere-se aos acessos ao seu website, ou seja, o volume de usuários que consomem o conteúdo disponibilizado por você. Neste tópico, abordaremos as principais ferramentas para atrair um maior volume de tráfego para a sua página de captura ou website e, consequentemente, conquistar mais leads.
2.1 Tráfego através do Google SEO
Os links orgânicos, também conhecidos como resultados gratuitos no Google, são fundamentais. Para que eles sejam exibidos, é necessário algum trabalho, mas possuem uma assertividade bem maior!
São empregadas várias técnicas, como o uso de heading tags, URLs amigáveis, metatags SEO, além de um conteúdo relevante. Tudo isso é necessário para que o Google reconheça a relevância do seu site. Para que o seu website se encaixe nesse contexto, ele deve oferecer bons conteúdos e, obrigatoriamente, estar relacionado às palavras-chave ou frases pesquisadas pelos usuários.
Quanto mais relevante, melhor posicionado seu site ficará no ranking de resultados orgânicos. Portanto, essa é uma estratégia que pode ser trabalhada ao longo do tempo e que traz excelentes resultados em termos de atração de tráfego e geração de leads.
Quanto mais relevante, mais bem posicionado seu site ficará e maior a probabilidade de que seja visto por quem pesquisou algo relacionado ao seguro oferecido por sua corretora.
Vale lembrar que o SEO do Google é uma estratégia de longa prazo. Se você quer entender mais a fundo essas técnicas, recomendo fortemente a leitura de nosso artigo “Afinal, o que é SEO?”
Para você começar implementando um bom SEO no seu projeto, recomendamos a instalação de um Blog para você distribuir conteúdos sobre seu produto (a sacada aqui está em você monetizar seu blog, ou seja, converter em vendas).
2.2 Tráfego através de anúncios pagos no Google Ads
Outra forma de atrair tráfego para a sua página de captura ou website é por meio de anúncios pagos no Google Ads. Esse é um serviço oferecido pelo Google que permite criar anúncios com base nas palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa do Google e em outros sites parceiros do Google. Com essa estratégia, você tem a possibilidade de atingir um público-alvo mais amplo e segmentado, direcionando os anúncios para as pessoas que estão mais propensas a se interessar pelo seu negócio.
O Google Ads é uma excelente ferramenta para gerar tráfego qualificado rapidamente. No entanto, é importante ter um bom planejamento, definindo o orçamento, as palavras-chave e o público-alvo de forma estratégica para obter os melhores resultados.
2.3 Tráfego através de anúncios pagos no Meta Ads
Além do Google, outra plataforma popular para atrair tráfego qualificado por meio de anúncios é o Meta Ads (popularmente, Facebook e Instagram Ads).
Os anúncios do Meta Ads podem ser segmentados e direcionados para alcançar um público específico, a plataforma oferece diversas opções de segmentação, como idade, localização, interesses, comportamentos, entre outros. Permitindo que você direcione seus anúncios para as pessoas mais propensas a se interessarem pelos seus serviços imobiliários.
Ao criar os anúncios, você pode escolher diferentes formatos, como vídeos, imagem, carrossel, entre outros. Essa variedade permite que você experimente diferentes abordagens criativas para capturar a atenção do seu público-alvo.
3. Landing Page
Trata-se de uma ferramenta bem simples e extremamente útil, também conhecida como “Página de Captura”. Essa página tem como objetivo captar o contato dos usuários que acessaram seu anúncio, são páginas mais diretas, focadas em conversão. Nela deve ter uma apresentação dos produtos oferecidos no seu seguro e um pequeno formulário de contato, com o mínimo de campos possível (até porque é bem chato ficar preenchendo formulário com campos desnecessários, não é mesmo?)
Essas páginas podem ser estruturadas de diversas maneiras, podendo conter vídeos explicativos, mini palestras, fotos, benefícios ou outras informações pertinentes. Mais importante ainda é essa página conter um formulário integrado à sua plataforma de e-mails automáticos. Diferente de um website, na página de captura a chamada para ação é mais direta!
Alguns casos utilizamos páginas diretas com fotos e formulário, onde também há outras informações como coberturas do seguro e benefícios pro cliente:
Você também pode utilizar as ferramentas de Landing Page para criar testes A/B e ver qual melhor disposição de conteúdos converte mais. Em nossa consultoria em vendas pela internet, aplicamos diversas vezes está técnica a fim de que se obtenha mais informações sobre o comportamento do usuário ao acessar a Landing Page do nosso cliente. Assim também, podemos focar na página de captura que possuí maior taxa de conversão.
4. Lista de E-mail
Em minha palestra “7 Dicas para Você Começar a Vender pela Internet” comento sobre a seguinte frase:
“Aqueles usuários que se cadastraram em sua lista de e-mails queriam comprar de você. Porquê não vender para eles?”
É muito comum em nossa consultoria encontrarmos clientes com listas de e-mail gigantes paradas em algum lugar, sem trabalhar ela. Essa lista necessitou investimento de tempo e dinheiro para ser criada e na primeira tentativa de e-mail, quando não respondido, é descartada?
Como comentei, é algo que acontece direto em imobiliárias, onde possuem uma lista de e-mail que não está gerando lucro pois está parada.
*Lembrando que lista de e-mail criada a partir das informações fornecidas pelo próprio usuário. Nada de comprar listas prontas na internet.
Agora, se você não possuí uma lista de e-mails, está na hora de você começar a trabalhar nisso (futuramente ela será um dos maiores ativos para você e sua empresa).
Para uma lista de e-mails, você pode vender todos os dias sem pagar a mais por isso! Ela só vai aumentando e você poderá ter uma conversa mais direta com o seu público. Assim, além de poder segmentá-lo melhor conforme o interesse dele (se é seguro de automóvel irá falar apenas sobre esse assunto, e assim por adiante) e também por estágio no funil de vendas.
Você pode montar uma lista de e-mails usando o seu blog (que comentamos no início desse artigo), com anúncios nas redes sociais e páginas de captura – as mesmas do tópico anterior. Você pode integrá-las com plataformas de e-mail marketing.
Em minha palestra e na consultoria de vendas pela internet, usamos vários passos para montar e utilizar campanhas de e-mails. Como, por exemplo, métodos e modelos de e-mail que possuem maior conversão. Nossos clientes de consultoria ganham acesso a um portal exclusivo onde encontram modelos de e-mails prontos para serem usados, além de outros treinamentos.
Para fazer uma campanha de e-mail, você pode seguir nossas 5 dicas essenciais:
– Monte uma lista de e-mails, não compre;
– Siga o modelo de campanhas, na ordem exata;
– Escreva seus e-mails no modelo AIDA;
– Utilize autoresponders como: MailChimp, Awebber e InfusionSoft;
– Planeje seus anúncios de aquisição para todos os meses;
5. Mensuração de Dados e Resultados
Você faz toda sua campanha, gera leads/contatos, engaja com eles e efetua as vendas, um sucesso! Vai criar uma nova campanha no mês seguinte e o resultado é inferior…
Por mais estranho que pareça, isso acontece (e muito rsrs). O principal fator determinante numa campanha de sucesso é a mensuração de dados. Ou seja, mais importante do que simplesmente anunciar é: saber onde você está e para onde está indo!
Possivelmente você deve conhecer o jogo “batalha naval”, onde você deve descobrir a posição dos navios do seu oponente. Na internet não é muito diferente, porém, os erros podem fazer você perder dinheiro.
Agora, imagine que no jogo você pudesse saber o que está fazendo você errar e tivesse clareza das posições dos navios do seu adversário. Clareza do que precisa fazer para ganhar. É exatamente isso que irá acontecer ao mensurar seus resultados.
Claro, você terá de realizar testes. Entretanto, é muito melhor fazê-lo sabendo o que fez os anteriores funcionarem e, também, o que os fez não funcionar. Esse acompanhamento é essencial para que suas campanhas sejam cada vez mais efetivas.
Aqui na Happ nossos clientes contam com relatórios de campanhas sincronizados com as ferramentas de anúncios e atualizados em tempo real ✔️
Certo, agora preciso fazer uma pergunta muito importante para você…
…tudo isso fez sentido?
Possivelmente o que você e sua imobiliária mais precisam agora é aumentar a captura de leads e taxa de conversão. Acreditamos no potencial da internet e como ela tem gerado resultados incríveis para as empresas. Porém, é necessário muito estudo e dedicação para que esses resultados apareçam.
Aqui na Happ somos especializados em imobiliário, além da nossa consultoria em todas etapas do marketing digital, você conta com um acesso exclusivo com modelos de e-mails e campanhas para poder sair usando. Também com diversos treinamentos para marketing online, tudo acompanhado pela nossa consultoria.
Se você entende que captar leads através da internet para a sua imobiliária é fundamental para crescer o seu negócio, eu gostaria de apresentar a você o seu próximo passo ideal…
…também te convidar a preencher a aplicação para nossa consultoria em vendas pela internet no formulário do link abaixo:
https://happ.com.br/marketing-imobiliario-happ-formulario/
Ao preencher o formulário, um de nossos consultores entrará em contato com você para validar sua estratégia atual e como podemos alinhar o melhor plano de marketing digital para a sua imobiliária!