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Se você chegou até este artigo é muito provável que esteja pensando em montar uma loja virtual, mas não saiba exatamente por onde ou como começar.

Portanto, caso esse realmente seja o seu objetivo, fique tranquilo! Neste artigo, você encontrará dicas valiosas para tirar a sua loja virtual do papel e efetivamente começar a vender pela internet! Não perca o que separamos para você!

Pesquisa de mercado e definição de público alvo

Ao contrário do que muitos imaginam, a montagem de uma loja virtual não começa pela parte técnica que envolve a colocação de um site no ar, mas sim pelo planejamento.

Iniciar um site sem qualquer tipo de planejamento é um erro muito comum e que infelizmente acaba fazendo com que muitas lojas virtuais não ofereçam o retorno esperado.

Sendo assim, antes mesmo de colocar uma loja virtual no ar, faça uma pesquisa de mercado e defina o seu público-alvo.

Para quem você pretende vender? Qual é o perfil das pessoas que podem demonstrar algum tipo de interesse pelos seus produtos? Perguntas como essas responderam quem é o seu público alvo e ajudam a traçar estratégias mais assertivas de marketing digital.

Para que tudo saia como o planejado, também é muito importante realizar uma pesquisa de mercado com o objetivo de identificar quem serão os seus principais concorrentes, quais os preços ofertados por eles, quais as políticas de frete, qual é o mix de produtos, dentre outras informações relevantes.

A ideia de conhecer a concorrência é fundamental para definição de estratégias que possam colocar a sua loja virtual no mínimo em posição de igualdade com as lojas já existentes no mesmo segmento, ou se possível, até mesmo em posição de destaque.

Definição do mix de produtos e fornecedores

Já conhece os seus concorrentes e definiu o seu público alvo?

Então, chegou a hora de escolher os produtos que serão vendidos em sua loja virtual e também os seus fornecedores.

Quando o assunto é o mix de produtos, o primeiro grande segredo é apostar na diversificação.

No geral, as pessoas gostam de visitar e preferem comprar em lojas que oferecem uma grande variedade de produtos. Por isso, aposte na diversificação. Lojas que contam com poucos produtos à venda, acabam gerando um pouco de desconfiança nos possíveis compradores.

Após definir os produtos que serão vendidos através da sua loja virtual é hora de buscar os melhores fornecedores.

Entenda como melhores fornecedores aqueles que oferecem produtos de qualidade a um preço competitivo. Apenas um bom preço não é suficiente, para conquistar clientes na internet, qualidade também é fundamental.

Lembre-se, quanto menor o seu preço de custo, mais competitiva será a sua loja e melhor a sua margem de lucro, por isso negocie os melhores preços possíveis com fornecedores e se possível peça frete grátis!

Emissão das notas fiscais e CNPJ

Se você já está planejando a compra dos produtos para a sua loja e já entrou em contato com alguns fornecedores, certamente já percebeu que precisará de um CNPJ.

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, documento essencial para que seja possível realizar compras diretamente com os maiores fornecedores do país, garantindo assim um preço de custo baixo e competitivo.

Mas, não é somente para o momento da compra que o CNPJ é importante. O documento também será necessário para que você possa emitir as notas fiscais a cada venda realizada.

Além de uma obrigação legal e um direito do consumidor, as notas fiscais precisam acompanhar as mercadorias durante o frete.

Portanto, se você ainda não possui um CNPJ, procure um escritório de contabilidade o quanto antes e providencie a abertura e regularização da sua empresa.

Definição do nome da loja virtual e seu domínio

Após definir o seu público alvo, o mix de produtos e regularizar a sua empresa através da emissão de um CNPJ, é hora de começar a efetivamente tirar a sua loja virtual do papel.

Nesta etapa, é preciso definir qual será o nome da sua loja virtual, caso ainda não tenha pensando nisso. Também será preciso definir qual será o domínio da sua loja virtual.

Não sabe o que é um domínio? Nós podemos explicar.

O domínio, nada mais é do que o endereço da sua loja virtual. Cada site da internet possui um domínio, ou seja, um endereço próprio. Aqui na Happ, por exemplo o nosso domínio é : https://happ.com.br/.

Esse domínio é único e precisa ser adquirido na internet, em sites especializados, como o Registro.br, a LocaWeb, o HostGator, o Hostinger e muitos outros. Basta escolher a melhor opção. Em geral o registro de domínios não custa caro e é pago anualmente.

Definição da plataforma, dos meios de pagamento e das modalidades de frete

Com o nome da loja definido e o domínio comprado é hora de definir a plataforma onde o seu site será construído.

Nesta etapa, você poderá optar por construir a estrutura da sua loja virtual totalmente do zero, ou então optar por desenvolver a sua loja em uma plataforma já existente e que necessitará apenas de algumas customizações, como por exemplo o WordPress integrado a um plugin de loja virtual como o WooCommerce.

Nesta etapa, você precisará definir também, a empresa responsável por hospedar, ou seja, armazenar o seu site na web. Empresas já citadas neste artigo, como a LocaWeb, o HostGator (clique aqui para ganhar desconto na hospedagem), o Hostinger também oferecem esse serviço.

Além disso, será necessário definir quais serão os meios e formas de pagamento aceitos pela loja virtual e também as suas modalidades de frete (você pode optar pela MelhorEnvio – que consegue fretes mais baratos).

Definindo estratégias de Marketing Digital para a sua loja virtual

Seu site já está saindo do forno ou então já entrou no ar? Então é hora de colocar em prática estratégias de marketing digital para que a sua loja virtual seja conhecida e capaz de atrair o seu público alvo.

Sendo assim, é preciso criar campanhas de e-mail marketing, páginas de capturas, páginas nas redes sociais, investir no Google Ads e também pensar em outras estratégias de posicionamento no Google, como boas práticas de SEO!

Nossa, quanta informação em um único artigo, não é mesmo?

Talvez, você não imaginava que a abertura de uma loja virtual  de sucesso demandava tanto trabalho!

Mas, não se desespere, nós queremos e podemos ajudar você!

A Happ é uma empresa focada em estratégias digitais. Oferecemos serviços em gerenciamento de anúncios, funis de vendas e otimização para buscadores.

Somos especializados em marketing digital e desenvolvimento web, focado em resultados e podemos construir e colocar a sua loja virtual no ar em pouco tempo!

Deseja conhecer mais sobre os nossos serviços e entender como podemos ajudar? Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco agora mesmo!

Loja Virtual: Por onde começar?