Leads: O que são, qual a sua importância e como captar?

Você já ouviu falar no termo leads e conhece o seu real significado? Muito conhecida no marketing digital a palavra lead é utilizada para fazer uma alusão a pessoas que demonstram o interesse em determinada, marca, produto ou serviço e que em virtude desse interesse possuem probabilidade significativa de se transformar em um cliente no futuro.

Sem dúvida alguma, conhecer o significado e a real importância dos leads, é essencial não somente para as estratégias e campanhas desenvolvidas pelas agências e profissionais de marketing, mas principalmente para as empresas em geral, que encontram nos leads os seus futuros clientes.

Para que você compreenda melhor o conceito por trás do termo “Lead”, compreenda a importância deles para o seu negócio e descubra técnicas e ferramentas que podem contribuir para o crescimento da captação de leads da sua empresa, confira esse artigo que preparamos para você!

Leads: Qual a sua importância para as empresas?

Leads Qual a sua importância para as empresas

Como citamos na introdução deste conteúdo, os leads são pessoas que possuem chances significativas de se tornarem cliente de uma empresa, basicamente em virtude do interesse demonstrado por um produto, serviço ou até mesmo por uma marca em si.

Quando, você começa a acompanhar uma marca nas redes sociais, por exemplo, você automaticamente passa a ser visto como um lead para aquela empresa, afinal, por mais que você ainda não tenha comprado um produto ou contratado um serviço e por isso ainda não seja um cliente, você é um interessado, pelo menos é o que o seu interesse em seguir a marca nas redes sociais demonstrou.

Quando, você se inscreve por exemplo em uma lista de emails ou cadastrar seus dados de contato, como e-mail e telefone para receber um e-book, você também se transforma e um lead, ou seja, um cliente em potencial.

Para as empresas, montar uma grande carteira de leads é fundamental, pois historicamente e matematicamente falando, quanto maior a captação de leads, maiores serão os negócios fechados e mais rápida será a expansão da carteira de clientes e consequentemente dos negócios.

As grandes marcas, por exemplo, costumam contar com carteiras gigantescas de leads. Estes leads, por sua vez são trabalhados por meio de diversas estratégias de marketing, sendo o funil de vendas a mais conhecida dentre elas.

No funil de vendas, os leads são direcionados desde o primeiro contato com a marca, até uma aproximação mais forte e o fechamento da primeira venda, transformando-se em um cliente. Sendo assim, podemos afirmar, que saber como conquistar leads e transformá-los em clientes é um dos maiores segredos do marketing e o caminho em direção ao crescimento das vendas!

Você quer saber como o seu negócio pode gerar mais leads e consequentemente mais vendas? Então, continue acompanhando esse artigo e veja as dicas que separamos!

Como gerar mais leads e vendas?

Como gerar mais leads e vendas

Como gerar mais leads e vendas? Esse é o segredo que grande parte das empresas já descobriram e por isso dominam o mercado, enquanto outras ainda estão descobrindo e em virtude disso buscando o seu espaço.

A sua empresa já descobriu o caminho para a geração de leads? Existem diversas ferramentas para isso, conheça algumas delas:

Divulgação de e-books

Os e-books são livros digitais que podem ser disponibilizados gratuitamente ou comercializados. Nas estratégias de marketing, eles costumam ser distribuídos gratuitamente pelas empresas, que em troca solicitam apenas alguns dados como nome, e-mail e telefone de contato dos interessados no seu conteúdo.

As pessoas que se cadastram para receber o conteúdo gratuito automaticamente se transformam em leads do negócio e potenciais clientes. Com base nesses dados de contato, estratégias são montadas para aproximar ainda mais os leads das marcas, até que por fim eles se tornem clientes.

Divulgação de conteúdos em blog

Os blogs são outra excelente ferramenta de marketing digital para a captação de leads, por meio deles, as empresas divulgam artigos e conteúdos gratuitos que buscam atrair pessoas que tenham interesses relacionados com a sua marca, produtos ou serviços.

Em geral, as pessoas que chegam até o conteúdo de um blog, o encontram após a realização de pesquisas na internet em buscadores como o Google por exemplo. Isso porque, além de uma excelente ferramenta para a captação de leads, os blogs quando bem trabalhados ajudam a posicionar o site da empresa nos primeiros resultados do Google, fato que por si só, garante a captação de um grande número de leads e a geração de novos negócios.

Interação nas redes sociais

Além dos blogs e dos e-books, também é super importante, investir nas redes sociais como ferramenta para a divulgação da marca, produtos e serviços, captando assim novos leads e futuros clientes.

São milhões de usuários conectados nas redes sociais diariamente aqui no Brasil e alguns bilhões ao redor do mundo. Com uma audiência realmente expressiva as redes sociais são um excelente canal para a captação de leads.

E-mail Marketing

O e-mail marketing foi uma das estratégias mais antigas de marketing do meio digital. Essa estratégia, consiste no envio de e-mails com conteúdos relevantes grátis, campanhas promocionais e divulgação de produtos por e-mail.

Em geral, esses e-mails convidam o leitor a realizar a compra de um produto, a contratação de um serviço ou simplesmente o permitem conhecer mais sobre determinado produto ou marca, criando uma relação de proximidade despertando interesses que no futuro podem se transformar em negócios.

Anualmente, milhares de negócios e vendas na internet, são fechadas por meio de estratégias de e-mail marketing bem sucedidas. Essa ferramenta, costuma ser utilizada para trabalhar a relação da empresa com leads anteriormente captados.

Sua empresa já possui um planejamento para o envio de e-mails marketing bem definido? Ainda não? Então, não perca mais tempo, invista no e-mail marketing, mantenha uma relação de proximidade com os seus leads e gere mais vendas!

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