Real Time Bidding consiste em um tipo de anúncio programático. O quê? Anúncio programático? O que é isso? Real Time o quê? Calma, acompanhe as próximas linhas e sua mente ficará mais clara sobre estes conceitos. Além disso, prepare-se para ganhar competências de criar campanhas mais baratas e eficientes para o seu negócio.
O Conceito de Mídia Programática
Um anúncio programático é uma ferramenta relativamente nova, pouco usada, mas que vem prometendo revolucionar o marketing digital. Seu fluxo de trabalho consiste em apresentar os anúncios certos, para as pessoas certas, nas horas certas. Algumas plataformas que já aderiram a essa forma de mídia programática são o Facebook e o Google. Aqui, a palavra-chave decisiva é “segmentação”. Chega de banners apresentados em sites ou portais, praticamente jogados ao vento, sem nenhum tipo de critério especifico definido sobre quem vai visualizá-los. Na era das mídias programáticas, os anúncios são exibidos apenas para públicos segmentados.
Agora Sim: o Conceito de RTB
O Real Time Bidding (no português, compra em tempo real) ou rtb é um sistema da plataforma de mídias programáticas. É bastante conhecido, também, como leilão, pois é possível comprar e vender os espaços para publicidade em tempo real, por um preço que não fica salgado para ninguém. Já que o preço é definido com base no preço das impressões (quantidade de vezes em que o anúncio for entregue ao usuário) e no perfil do cliente que será alcançado.
Como Funciona o RTB
Quando um usuário abre um site, o vendedor captura informações sobre impressão e as envia para os compradores. Cada comprador possui uma plataforma RTB, que recebe estas informações, cruza-as com outras sobre o comportamento do usuário ou dados dos cookies e retorna com um valor referente à “cotação-oferta”. O vendedor, então, recebe todas estas propostas dos mais variados compradores e decide, cedendo a impressão a quem está disposto a pagar mais. O comprador que venceu exibe o anúncio para o cliente. Parece demorado, mas todo este processo ocorre em questão de milissegundos. Daí vem a denominação deste sistema, real time.
Vantagens de Se Utilizar o RTB
Campanhas otimizadas
Suas campanhas tornam-se mais otimizadas por causa da segmentação do público-alvo. Seus anúncios impactarão apenas usuários que tenham as características previamente segmentadas. Por exemplo, idade e localização são algumas dessas características.
Anúncios nos sites certos
Novamente, dada a importância da segmentação, seus anúncios deixam de aparecer em sites que não irão trazer resultados positivos e eficientes.
Quer pagar quanto?
Por ter a dinâmica de um leilão, o comprador decide o quanto quer pagar.
Compra de audiências e não espaços fechados
Sim, audiência, literalmente. Por causa da segmentação, também.
Resultados mais eficientes
Antes das mídias programáticas chegarem, a vez era da compra direta em sites ou portais. As agências costumavam vender os espaços mais acessados de seus sites. Mas isso acabava saindo caro e sem grandes perspectivas de retorno, pois ainda não se trabalhava com segmentação. Era literalmente como jogar o anúncio ao vento. Graças as mídias programáticas esses problemas foram resolvidos, pois agora o perfil desejado dos clientes tem grande relevância e os espaços deram seus espaços para a audiência agora por conta disso.
Como Implementar o RTB Em Campanhas
A integração entre mercados
Sim, o RTB te possibilita isso. Imagine um usuário que esteja planejando uma viagem para os Alpes Suíços. Uma empresa de equipamentos de turismo e uma agência de viagens podem perfeitamente trabalhar na exibição de anúncios relacionados ao destino que este usuário está planejando. A empresa de equipamento de turismo exibe roupas de esqui, por exemplo, já agência de viagem se apresenta com passagens, pacotes de hospedagem, etc.
Sua marca bem-criada ou bem-mantida
Não importa se sua marca está nascendo ou se apenas precisa de manutenção: O RTB é bom para os dois cenários. Ao exibir seus anúncios por RTB, você pode dar tchau a ferramentas como cartões de presente, cupons de descontos ou newsletter. Alcance os clientes mais inclinados a comprar por meio de uma promoção voltada especificamente para eles.
Anúncios mais inteligentes
Sabe a previsão do tempo? Ela não serve apenas para que você decida o que vestir amanhã ou se cancela ou não um evento. Na era dos RTB’s, ela pode ser sua grande aliada na criação dos seus anúncios. Uma loja que venda guarda-chuvas pode lucrar bastante em momentos chuvosos; já uma loja de pneus pode apresentar anúncios de pneus específicos para serem utilizados na chuva, em dado lugar que esteja chovendo em tal momento. Essa é a grande vantagem de se trabalhar com RTB: A obtenção de informações relevantes em tempo real.
Lembranças para aqueles usuários que desistiram de comprar na sua loja virtual
Esses usuários podem ter desistido da compra por diversos motivos e isso não significa que com o RTB você deve abrir mão deles. Eles podem tanto ter comprado o que queriam em outro lugar, quanto não terem conseguidos informações relevantes o suficiente, em sua loja virtual, para tomar uma decisão de compra. Independente do motivo, nesse caso, o foco deve ser trabalhar o engajamento desse usuário que anda menos interessado. Anúncios com uma descrição atualizada do produto que o havia interessado são sempre bem-vindos.
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