Se o seu negócio ainda não marcou território no terreno digital, saiba que você tem um grande problema: Você está perdendo dinheiro. E não é pouco. Mas nem tudo está perdido, assim como na vida, sempre há uma luz no fim do túnel. E nesse caso não será diferente. Este artigo foi escrito justamente para te ajudar a enxergar o tamanho do prejuízo para que assim, você possa se adequar e começar a anunciar na internet.
Marketing digital x tradicional
O marketing tradicional já foi utilizado por muito tempo. Nas mídias offline, você mostra o seu produto, mas não tem o retorno do quanto ele foi alcançado, nem se agradou. Já nas mídias digitais, você consegue o retorno de todas essas informações e muitas outras. Outro ponto é que o que faz com que o cliente se interesse no seu produto ou serviço não é mais aquele tipo de propaganda do marketing tradicional que já chega invadindo o seu espaço, tirando sua concentração que estava empregada em algo importante. Não. O que faz o cliente se interessar no seu negócio é justamente o contrário.
Investimento em Mídia tradicional x digital
É quando você oferece algo relevante, que lhe desperte a vontade de conhecer o que você tem a oferecer. Além disso, toda essa abordagem mais “suave”, possui um custo muito menor, se comparado as mídias mais tradicionais. E não é só isso, fazendo um pequeno comparativo de custos entre as mídias online e offline, baseado segundo pesquisa de uma empresa de tecnologia, um único comercial, em horário nobre na televisão, com duração de 30 segundos, transmitido apenas na grande São Paulo, não sairia por menos de R$ 142.000,00. E a média de alcance seria de 1,4 milhões de telespectadores.
Já por meios digitais, alcançando este mesmo número de pessoas, o custo reduziria para R$23.000,00. Agora, se esse valor investido nas mídias tradicionais fosse transferido para os meios online, você conseguiria alcançar uma média de 5.768.750 usuários únicos. E na comparação entre rádio e meios digitais, para um comercial de 30 segundos, no rádio, transmitido apenas uma vez, são necessários uma média de R$3.357,00 que atinge cerca de 52 mil ouvintes. Se esse mesmo dinheiro fosse injetado em mídia online, seria possível alcançar cerca de 62.500 usuários únicos.
Clientes que você deixa de conquistar ao insistir em mídia offline
Caso você ainda não saiba, o Facebook é hoje a rede social mais acessada no mundo inteiro. Recentemente, Mark Zuckerberg comemorou a marca de 1,8 bilhões de usuários ativos no Facebook. E o Brasil está entre os países que mais acessam a rede social, perde apenas para Estados Unidos e Índia. E da América Latina, é o país que mais acessa. Diariamente, só no Brasil, são cerca de 82 milhões de acessos diários. Percebe que nas mídias digitais você consegue atingir mais pessoas por um custo menor?
E com o crescente aumento de acessos na internet…
Quanto mais as pessoas passam a acessar a grande rede, mais elas estão dispostas a comprar. Ficam mais à vontade. E essa informação se torna mais uma vantagem para o seu negócio. Suas possibilidades aumentam porque você pode criar sua loja virtual no Facebook. E o melhor, sem custos. É uma boa opção em todos os sentidos. Seja porque você não tenha recursos disponíveis para criar uma fora dele. Que nem sempre são baratos. Seja porque você só esteja interessado em testar como se sairia um produto ou serviço que ainda não disponibilizou para venda. Além de não haver custos na montagem da sua loja, o Facebook ainda te oferece uma ferramenta para que você tenha acesso aos resultados obtidos por lá.
Você pode, por exemplo, saber quantas vezes um produto foi visualizado, a quantidade de vendas de cada um deles, qual foi o mais vendido. E a partir dessas e de outras informações, é possível criar estratégias para aumentar as vendas. Outra facilidade de se ter uma loja no Facebook é que a rede social te oferece uma ferramenta de atendimento ao cliente. Para quem sabe da importância de um bom atendimento, essa ferramenta cai como uma luva. As vezes o seu cliente está interessado em comprar o seu produto, mas precisa tirar uma dúvida antes de decidir. Ou as vezes a dúvida é ainda mais simples, sobre forma de pagamento, por exemplo. Com esta facilidade, você estará lá, sempre preparado para respondê-lo da melhor forma.
Plataformas para integração do Facebook com e-Commerce.
Agora, se você já tem o seu e-commerce, basta que se faça a integração entre o mesmo e a fanpage. E isso é muito fácil. Há uma plataforma chamada AddThis, onde você se cadastra e seleciona a rede social, no caso o Facebook. Mas são várias opções. Também faz-se necessário a logo da rede social. Após isso, será gerado um código html, que você deverá colocar na sua loja, para que apareça um botão que direcione para sua fanpage. Uma informação importante é: Se você não possuí domínio sobre html, é recomendável que contrate um profissional para esta demanda, qualquer erro pode prejudicar sua loja.
Para finalizar, um case de sucesso
A Ripio já tem mais de 15 anos de estrada e está entre os maiores fornecedores de uniformes escolares do Sistema Objetivo de ensino. Rede composta por mais de 5 mil escolas distribuídas em todo o território brasileiro, totalizando mais de 500.000 alunos. Este fornecedor trabalhava somente com vendas sazonais, que iam de janeiro a julho. Essa sazonalidade causava uma variação gritante na receita. Para somar, este público-alvo não costumava comprar uniformes pela internet.
Este cenário precisava mudar. E mudou, através de uma consultoria em marketing digital. Foi criado um plano focado em marketing de conteúdo. Era necessário mostrar e convencer aos clientes que uniforme não precisava ser comprado apenas em determinadas épocas do ano. E também, que eles podiam ser comprados pela internet, sem a necessidade de ter que se deslocar até o ponto de compra. Em paralelo a isso, os processos de todas as áreas da empresa foram modificados a fim de que ficassem em sintonia e prontos para que comportassem o novo cenário. O resultado disso? Aumento de 100% no faturamento. Seu market share também subiu a 100%. Além de 20% de compradores que se tornaram mais ativos e regulares. E aí? O que falta para você começar a vender na internet?