Tudo que você precisa saber sobre: Como definir o seu público-alvo no Facebook Ads

Todos sabem que o Facebook é uma ótima plataforma de anúncios pelo simples fato de que é a rede social mais utilizada no mundo inteiro. Lá você encontra uma quantidade inimaginável de usuários que acessam a rede diariamente. Deixar de anunciar na rede de Mark Zuckerberg é perda de dinheiro. Mas não basta anunciar de qualquer jeito e esperar grandes retornos.

O pulo do gato é saber segmentar bem o seu público alvo, para que somente as pessoas que interessam ao seu negócio sejam atingidas. Por exemplo, se o seu negócio é local, não faz sentido não restringir a localização do público de seu anúncio, pois assim, pessoas que não são da região da sua empresa vão acabar sendo atingidas e não é esse público que te interessa, além disso, pode haver um gasto desnecessário de dinheiro. Por isso, é muito importante que seu público-alvo esteja bem definido, para que suas campanhas sejam, de fato, efetivas.

Você sabe definir seu público-alvo? Se você aprendeu que para defini-lo, basta coletar informações pessoais como idade, região e sexo: Apenas esqueça tudo. Essa é uma técnica utilizada há 20 anos atrás, no marketing tradicional. Como estamos falando sobre marketing digital, muita coisa muda. Agora, além dessas informações, você também vai precisar de outras, que, vamos combinar, são muito mais relevantes. E a função deste artigo será a de te ajudar nessa definição da maneira mais adequada.

A partir deste momento, você vai coletar informações mais subjetivas como o que o seu público gosta de fazer nas horas vagas, o que ele gosta de assistir na televisão, que esportes ele pratica, nível de escolaridade, status de relacionamento, seus desejos, suas aflições. Com base neste vasto banco de informações, você conseguirá criar anúncios mais efetivos, que alcancem exatamente o público pretendido e assim você conseguirá melhorar suas vendas. Para conseguir estas informações, você pode realizar pesquisas através de formulários online, entrevistas e/ou está liberado simplesmente conversar com seu cliente no seu próprio espaço, caso seja físico.  Depois que você coletou todas as informações sobre o seu público-alvo, chegou o momento de definir a persona do seu negócio.

 

PERSONA

Persona é o ideal de melhor cliente para a sua empresa. Aquele tipo de cliente em potencial. Para chegar até ele, você deve filtrar todos os dados coletados previamente sobre os seus clientes, de modo que você consiga moldar um “personagem”, com suas características, seus hábitos, suas ocupações. O seu perfil de cliente ideal.

 

MAS, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PERSONA E PÚBLICO ALVO?

Simples, público-alvo são as pessoas que se interessam no seu produto ou serviço. Persona é o seu modelo de cliente ideal, uma pessoa específica. Um personagem que é construído com base nas informações que foram coletadas para definição do público-alvo. Identificá-lo potencializa o resultado de

  Público-alvo   Persona
  X pessoas   1 pessoa
  Idade entre 18 e 65 anos   25 anos
  Não consomem carne   Vegetariano
  Ensino superior   Trabalha como contador
  Apaixonados por animais   Apaixonado por cães

Agora que você já sabe sobre público-alvo e personas, saiba como segmentar o seu público-alvo em anúncios, no Facebook Ads, com base nas informações coletadas.

Para começar, é necessário que seu empreendimento já possua uma fanpage criada. (Aprenda a criar uma página e faça o download gratuito do checklist). Partindo disso, faça login e clique em configurações, que fica na barra branca, logo abaixo da azul. No lado esquerdo, haverá uma coluna, contendo o titulo “Geral” para que você faça várias configurações em diversas áreas da sua fanpage. Clique em “Público preferido para a página”. É exatamente nesse local que você vai configurar o seu público alvo. Essas configurações vão aparecer sempre que você for criar um anúncio, mas não se preocupe, você pode alterá-las na hora da criação da sua publicação. Vamos lá:
 

Localização

Na seção de “Localização”, você adiciona o seu local. Esse local pode ser um país, um estado, uma cidade ou um CEP. Além disso, há um “sub-filtro” muito interessante onde você tem as seguintes opções: “Todos nesta região”, “Pessoas que moram neste local”, “Pessoas neste local recentemente” ou “Pessoas visitando este local.

 

Idade

No campo idade, você coloca a faixa etária do seu público-alvo. Nenhum mistério.

 

Gênero

Em gênero, você escolhe o sexo do seu público. Por padrão, já está configurado para “Todos”, ou seja, homem e mulher. Caso você prefira só homem ou só mulher, basta mudar e está tudo certo.

 

Interesses

Chegou a hora de incluir os interesses dos seus clientes. Ao fazer uma busca, aparece uma lista de categorias de interesses, clicando em alguma, aparecem subcategorias. Basta selecionar o que for pertinente. Ou, se você não quiser procurar por categorias, sem problemas. Basta simplesmente que você digite o nome do interesse e selecione o resultado mais conveniente. O Facebook cruza as informações de interesse que você cadastrar com as interações dos usuários como curtidas de páginas, interesses e atividades. Assim, os usuários que estariam mais dispostos a comprar o seu produto ou serviço têm maior probabilidade de serem alcançados por seus anúncios.

 

Idioma

Para o idioma, na maioria dos casos, você não precisa preencher nada. O idioma será o mesmo da localização escolhida. Se você já selecionou a localização, subentende-se que você já escolheu o idioma. Uma dica muito importante: brasileiros viajam muito para o exterior e trazem equipamentos eletrônicos junto, muitos desses dispositivos estão configurados em inglês ou espanhol. Portanto, se você restringir seus anúncios por localização, é interessante adicionar os idiomas “português, inglês e espanhol”, pois seus anúncios podem não aparecer para eles.

Bom, se você chegou até aqui é porque já aprendeu sobre a importância do Facebook para os anúncios, que para definir o seu público-alvo você só tem que saber de tudo sobre a vida dos seus clientes, também está sabendo sobre personas e que precisa das informações dos clientes para conseguir defini-lo para o seu negócio e aprendeu também sobre como fazer segmentação nos anúncios do Facebook. O caminho das pedras você já tem, basta percorrê-lo e conseguir resultados muito mais efetivos.





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