Ultimamente temos vivido tempos de crise em nosso país. Seja econômica ou política: Ela afeta a todos. Mas esse não é o momento de esmorecer e se entregar. Na contramão de tantas palavras negativas sobre a crise que a maioria das pessoas diz, o grande empresário Flávio Augusto preferiu dizer “é na crise que o dinheiro muda de mão”. Esse é o momento de sair da zona de conforto e se reinventar. Abaixo estão as dicas para que você surpreenda a si mesmo e consiga não só continuar fechando negócios, como também aumentar as vendas em tempos de crise.
ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE LEADS E DESCUBRA COMO CAPTAR MAIS CONTATOS!
Conheça bem o seu público-alvo
Conhecer bem o público-alvo é obrigatório quando se pretende ter sucesso na conversão de leads. Ter informações valiosas como idade, sexo, localização, sonhos e medos do seu público é essencial para que você consiga fazer um trabalho bem-feito de segmentação. Assim, na sua base só haverá contatos que poderão vir a ter mais interesse na aquisição de seus produtos ou serviços.
Acompanhe os estágios do funil de vendas
Tomar os estágios do funil como norte em suas estratégias é fundamental para verificação do nível de interesse (ou falta dele) dos seus leads. Aqui vai um pequeno resumo sobre os estágios e com exemplos de quais tipos de materiais você deve utilizar em cada etapa. Acompanhe!
Na fase do topo, o cliente nem imagina que sua empresa existe ainda. No máximo, ele detectou que há um problema a ser resolvido e está em busca de mais informações sobre. O objetivo principal dessa etapa é oferecer conteúdo relevante o suficiente, de modo que possa clarear mais sua mente sobre o assunto a ser resolvido.
Aqui, os tipos de conteúdo fundamentais são os blog posts, devem ser mais curtos (no máximo 500 palavras) já que neste estágio o interessante é apenas responder uma pergunta realizada nos motores de buscas; os vídeos já que estão em alta, mas devem seguir a mesma regra dos blog posts. Devem ser curtos e se ater a responder eventuais perguntas feitas nos sites de busca; além disso, temos a opção de utilizarmos os webinars, que nada mais são do que videoconferências realizadas por um especialista sobre certo assunto e, também, devem ser curtos assim como os outros tipos de conteúdo mencionados acima.
Meio
Já na etapa do meio o intuito é de se trabalhar na conversão de visitantes em leads. Ou seja, conseguir com que se comece um diálogo. Para esta fase, a melhor ferramenta é a newsletter, pois quando o visitante faz seu cadastro, ele sai da condição de visitante e passa a ser considerado como um lead.
Quando um lead se encontra no meio do funil, ele está interessado em conteúdo mais rebuscado, mais completo. Está com sede disso. Sendo assim, as melhores opções de conteúdo para ele são os blog post agora mais elaborados; os ebooks são também fortemente aconselháveis aqui, já que costumam ser mais bem trabalhados que blog posts, por necessitarem de recursos como diagramação, imagens, capas; Infográficos são outra ótima opção de conteúdo já que mesclam texto e imagens para falar de algum assunto.
Fundo
O principal objetivo do fundo do funil é fechar uma compra. Depois que um lead se inscreveu em sua newsletter, o ideal é que ele passe a receber e-mails que o convidem a ler outras postagens sobre o assunto de seu interesse. Com certeza, quando o lead se decidir por comprar um produto depois de já ter consumido tanta informação que você gerou, ele se lembrará de seu empreendimento.
Já que o intuito aqui é fechar um negócio, nada melhor do que trabalhar com depoimentos, que mostrem aos seus leads o quanto seus clientes já tiveram sucesso comprando seu produto ou serviço; resenhas do que você oferece também são outra boa opção.
Qualifique seus leads
É essencial ter uma ferramenta que te ajude a qualificar os seus leads, assim, com um sistema de pontuação, você pode “medir” o seu lead e descobrir qual o melhor time para lidar com ele naquele momento da pontuação.
Ofereça conteúdo de qualidade
Um conteúdo muito bem produzido é um conteúdo muito bem produzido, não é mesmo? Não economize nos esforços para conseguir gerar um conteúdo de qualidade que encante aos seus clientes e a agregue valor a eles.
Tenha sempre coisas boas a mostrar
De nada adianta aquele conteúdo sensacional que você produziu se você não mantém uma regularidade. Clientes gostam de novidades sempre fresquinhas e com certa regularidade. Dê isso a eles.
Transparência
Honestidade sempre. Não tente ludibriar os leads com “historinhas para boi dormir”. Esqueça elogios à sua marca vindos de você. Eles não valem absolutamente nada. Em vez de elogios, mostre para que sua empresa veio ao mundo, mostre que sua empresa é autoridade em seu nicho e faça com que sua marca ganhe elogios de clientes. Um elogio vindo deles é muito valioso e impactante.
Mensure
Mensurar é sempre bom, pois você tem a chance de otimizar suas estratégias de acordo com seus resultados. Invista muito em relatórios, descubra como você pode ser mais eficiente, o melhor caminho e aumente suas vendas.
VAMOS EM FRENTE!
Você também estar melhorando suas campanhas, integrando seus anúncios e gerenciando automaticamente seus leads. Aumentando suas vendas através da aquisição de tráfego pago e orgânico! Esse tipo de integração está presente na nossa consultoria, você pode estar fazendo sua aplicação no link abaixo.