Quem trabalha com marketing digital sabe, sempre terá muitas tarefas a serem realizadas: gerenciamento de diversas redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, estar atento a (literalmente) tudo o que acontece…enfim. São muitas as coisas que profissionais de marketing têm a fazer no seu cotidiano. E, por causa disso tudo, precisamos falar de Automação de marketing. Já conhece? Nunca ouviu falar? Pelo sim e pelo não, este texto é para você.
O que é Automação de Marketing
O objetivo do marketing digital consiste em alimentar o relacionamento cliente-marca. Existem muitas ferramentas que auxiliam na busca de concretizar tal objetivo. E, muitas dessas ferramentas acabam trazendo atividades repetitivas. E, por serem tão repetitivas, é possível delegar sua execução aos softwares de automação. Assim, é possível focar na otimização e melhorias das estratégias de marketing, em vez de perder tanto tempo com trabalho braçal e repetitivo. Afinal, tempo é dinheiro, não é mesmo? Contudo, você estará apenas automatizando atividades que sejam rotineiras, isso não te poupa de montar suas estratégias, ok?
Por Que Você Deveria Usar a Automação de Marketing
Competitividade
O mercado tem se tornado cada vez mais cruel e competitivo. Tendo essa informação trivial em mente, fica fácil perceber a importância da agilidade quando o assunto é entregar resultados. E quando se pensa em agilidade na entrega de resultados é praticamente como pensar em automação de marketing digital. Com as ferramentas de automação, é possível entregar um conteúdo relevante para o cliente certo, na hora certa. Quer coisa melhor que isso? Entregar o aquele conteúdo de que seu cliente está buscando, no exato momento em que ele quer.
Controle
Ao utilizar-se das ferramentas de automação de marketing, você terá um controle geral sobre todos os resultados, sobre suas campanhas e sobre tudo o que acontece. Isso te proporciona um controle de custos porque você poderá verificar, de forma simples, qual campanha está fazendo mais sucesso, como seu orçamento está sendo utilizado ou como otimizá-lo, por exemplo.
Menos erros
Quem trabalha com marketing digital sabe, mesmo o mais bobo dos erros pode sair muito caro. Errar o nome dos clientes, no disparo de e-mails ou, ainda, enviar o mesmo e-mail várias vezes são erros bem bobos. Erros que só podem ser cometidos por pessoas, quando essas atividades de e-mail marketing são realizadas por elas. Quando você tem o auxílio das ferramentas de automação de marketing, você corta totalmente as possibilidades de cometer esses tipos de erros.
Expansão de ações
Quando você tem um lead, você consegue alimentá-lo, de forma fácil, apenas manualmente, certo? E quando sua base começa a crescer em 30 leads mensais? Depois de seis meses, serão 180 leads novos. E aí, como vai fazer para saber quem cancelou a inscrição ou se interessou mais em algum conteúdo especifico? Vai verificar lead por lead? Difícil né? Então, esse é um trabalho para as ferramentas de automação de marketing. Delegando isso, você terá a chance de focar na construção de conteúdos relevantes para todos os seus leads. Podendo, assim, ajuda-los a resolver algum problema através dos seus conteúdos.
Automação de Marketing Em Números: o ROI
Ah, os números. Quando o assunto é verificar se o retorno do investimento está positivo, não há nada mais importante que os números para mostrar isso.
Segundo um estudo da Nucleos Research, empresas que aderiram às ferramentas de automação de marketing podem verificar um crescimento de até 6,9% na produtividade de sua equipe. Já a produtividade da equipe de vendas pode subir até 6,4%. Os gastos administrativos também são otimizados, pois ganham uma redução de 3,4%. Estes gastos podem se referir tanto a coisas pequenas de escritório, quanto de custos com viagens, ou transportes, por exemplo. Agora, falando de vendas, que é o que muito nos interessa: O tempo gasto utilizado em assuntos de vendas aumentou em 22%. O que significa dizer que os vendedores ficam mais tempo falando com potenciais clientes e que isso fará com que a receita aumente em 25%.
Viu? Agora você poderá economizar dinheiro com tarefas braçais, que tomavam tempo e vai focar em trabalhar em atividades realmente relevantes para os seus clientes.
Top 3 Ferramentas de Automação de Marketing
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Hubspot
A Hubspot é a empresa pioneira do Inbound Marketing. Pois é a criadora do conceito. Detentora de uma das mais completas ferramentas do mercado, com ela você pode gerenciar quase todas as campanhas promocionais relacionadas ao seu blog, como Call to Actions (CTA), landing pages, administração de perfis em mídias sociais, etc. A Hubspot é uma ferramenta paga e costuma cobrar até US$2.400,00 mensais.
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RD Station
A RD Station é uma plataforma brasileira, mas com serviços semelhantes aos da Hubspot. Com ela, você será capaz de criar conteúdos específicos para os seus leads, observando sempre o estágio do funil de vendas em que se encontram. Outro serviço interessante oferecido por eles é a criação de landing pages, de forma intuitiva e eficiente, dispensando a necessidade de se contratar um web designer para isso. A RD Station trabalha com serviços pagos e oferece planos de até R$1299,00 mensais.
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MailChimp
O MailChimp, basicamente, oferece serviços específicos para gerenciamento de campanhas de e-mail marketing. Com esta ferramenta, também é possível integrar dados, que foram gerados por lojas virtuais. Isso facilita a gestão de contatos do empreendimento. Além disso, o MailChimp também te deixa agendar data e horário para disparos de e-mails aos seus contatos. Os planos oferecidos pela MailChimp são pagos e podem passar a marca de US$5.000,00 por mês.
VAMOS EM FRENTE!
Você também estar melhorando suas campanhas, integrando seus anúncios com a automação de marketing. Aumentando suas vendas através da aquisição de tráfego pago e orgânico, onde são gerenciados automaticamente! Esse tipo de integração está presente na nossa consultoria, você pode estar fazendo sua aplicação no link abaixo.